MPF realiza no Rio evento sobre violência sexual contra mulher – Rio de Janeiro/RJ, 08/07/2016

21 de junho, 2016

(MPF, 21/06/2016) Os recentes casos de violência sexual coletiva contra adolescentes no Rio de Janeiro e Piauí foram duas razões para o Ministério Público Federal (MPF) programar a realização, em 8 de julho, da audiência pública “Violência sexual contra a mulher: medidas de enfrentamento, atenção e prevenção”, na sede da Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2). A ideia do Ministério Público Federal é ouvir autoridades, representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e demais cidadãos interessados na questão sobre as ações de repressão à violência sexual à mulher, ações de atenção a mulheres nessa situação e ações de prevenção à violência sexual, incluídas as crianças e as adolescentes.

O MPF considera necessária a aplicação eficaz da legislação penal e o combate à cultura do estupro. Embora apenas parte desses crimes sexuais seja registrada (apenas 1/3 deles, estima-se), mais de 47,6 mil casos de estupro e mais de 5 mil tentativas foram registrados em 2014, de acordo com a edição mais recente do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com levantamento do Ipea em relação às notificações de estupro em 2011, 88,5% tinham mulheres como vítimas e mais da metade tinha menos de 13 anos – 70% dos casos teriam partido de parentes, namorados ou amigos e conhecidos da vítima.

A audiência pública, que terá a participação da procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, é organizada por procuradores da PRR2 e PR/RJ. No evento, que ocorre das 14h às 18h no auditório da PRR2 (v. abaixo), a palavra será aberta a considerações de representantes das instituições convidadas e dos cidadãos interessados em se manifestar e que se inscreverem, observada a ordem de inscrição, na forma prevista no edital (v. aqui).

Audiência Violência sexual contra a mulher: medidas de enfrentamento, atenção e prevenção
Dia 8/7, das 14h às 18h
Procuradoria Regional da República da 2ª Região (RJ/ES)
R. Uruguaiana, 174, 13º andar, Centro (auditório)
Entrada gratuita, por ordem de chegada (sem inscrição prévia) e sujeita à lotação máxima do auditório (100 lugares)

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República na 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ
Tel.: (21) 3554-9003/9051
Twitter: @mpf_prr2

Acesse no site de origem: MPF realiza no Rio evento sobre violência sexual contra mulher – Rio de Janeiro/RJ, 08/07/2016 (MPF, 21/06/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas