Pesquisadores descobrem anticorpos capazes de ‘neutralizar’ o vírus da zika

23 de junho, 2016

(O Globo, 23/06/2016) Pesquisadores europeus anunciaram nesta quinta-feira que descobriram “poderosos” anticorpos que são capazes de “neutralizar” o vírus zika, uma descoberta que abre caminho para uma vacina contra a doença, que está relacionada a uma série de problemas cerebrais.

Em testes realizados em laboratório, os anticorpos permitiram “neutralizar” o zika e o vírus da dengue, “o que poderia levar ao desenvolvimento de uma vacina universal” que protegeria contra as duas doenças, indicaram os pesquisadores na revista Nature.

O mosquito Aedes Aegypti – Reuters

Esta descoberta coincide com um outro estudo, também publicado nesta quinta-feira, que sugere que a recente explosão de zika vírus na América Latina poderia ter sido favorecida por uma pré-exposição à dengue.

Os dois vírus têm vários aspectos em comum. Pertencem à família dos flavovírus, transmitidos especialmente por mosquitos.

Pesquisadores do Instituto Pasteur, do CNRS e do Imperial College de Londres, que já estudavam os anticorpos capazes de combater a dengue, passaram a analisar igualmente o zika vírus.

Eles selecionaram dois anticorpos EDE capazes de parar a dengue e descobriram que um entre elas era particularmente eficaz para “neutralizar” o zika.

A partir daí, conseguiram reconstituir o local preciso onde este anticorpo se fixa sobre a proteína que envolve o vírus zika e descobriram que era o mesmo local que sobre o vírus da dengue.

A descobreta, segundo Félix Rey, responsável pelo laboratório de virologia estrutural do Instituto Pasteur (Paris), que dirigiu o estudo, foi “totalmente inesperada”.

De acordo com Juthathip Mongkolsapaya, outro pesquisador, trata-se dos “primeiros anticorpos muito poderosos” descobertos contra o zika, um vírus considerado por muito tempo como pouco perigoso.

Mas a epidemia que atinge os países da América do Sul, especialmente o Brasil, fez aparecer complicações neurológicas e sobretuto graves anomalias no desenvolvimento cerebral (microcefalia) dos fetos de mães infectadas com o zika, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma “urgência de saúde pública de nível internacional” em fevereiro.

Até o momento não existe nenhuma vacina para se proteger do zika, ao contrário da dengue, que já dispõe de uma vacina desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi.

por AFP

Acesse o site de origem: Pesquisadores descobrem anticorpos capazes de ‘neutralizar’ o vírus da zika (O Globo, 23/06/2016) 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas