07/04/2011 – Comissão do Senado aprova cota de 50% para mulheres em lista

07 de abril, 2011

(O Globo/Folha.com) A comissão de reforma política do Senado aprovou a adoção de cotas para mulheres nas eleições. A proposta determina que 50% das vagas nas eleições proporcionais (para deputados e vereadores) sejam destinadas às mulheres, com alternância entre um homem e uma mulher nas listas fechadas de candidatos – novo sistema eleitoral aprovado pela comissão. Se o percentual feminino não for cumprido, a proposta prevê que a lista seja indeferida pela Justiça Eleitoral.

A lei eleitoral atual determina que 30% das candidaturas proporcionais devem ser ocupadas por mulheres; mas a Justiça Eleitoral flexibilizou a norma em razão da dificuldade alegada pelos partidos para cumpri-la.

“A Argentina alcançou 40% das vagas preenchidas por mulheres adotando o sistema de lista fechada. A mulher não é política porque a sociedade não lhe dá condições”, afirmou a senadora Vanessa Graziottin (PC do B-AM), uma das idealizadoras da proposta.

Dois contrários à cota

Apesar de a maioria dos senadores ressaltar que será difícil para os partidos obterem esse número de candidatas para viabilizar as listas, a proposta foi aprovada com facilidade, com apenas dois votos contrários, de Itamar Franco (PPS-MG) e Roberto Requião (PMDB-PR), que consideram o modelo “discriminatório”.

“Se tem a lista, por que não colocar tudo de mulher? Temos uma presidenta, mas isso já não está satisfazendo, elas querem mais cota”, disse Itamar Franco.

Roberto Requião disse que a implantação de cotas já restringe a participação feminina na política, o que por si só é um modelo de discriminação. “Por que as mulheres não podem ultrapassar 50% das vagas? Me coloco radicalmente contra a demagogia das cotas.”

Veja as matérias completas:
Comissão do Senado aprova ‘cotão’ para mulheres e referendo ao voto em lista fechada (O Globo – 08/04/2011)  
Comissão do Senado aprova cota de 50% para mulheres em lista (Folha.com – 07/04/2011)   

Leia também:

Comissão aprova candidaturas avulsas para prefeitos e vereadores
Comissão do Senado aprova financiamento público exclusivo
Comissão do Senado aprova adoção de lista fechada no sistema eleitoral
Comissão do Senado aprova fim das coligações proporcionais
Comissão do Senado aprova fim da reeleição e mandato de 5 anos

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas