Manaus registra 2 mil casos de zika vírus, diz Semsa

30 de junho, 2016

(D24am, 30/06/2016) Foram notificados 4.969 casos até o último dia 28 de junho, sendo descartados 2.315 e 559 em investigação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou, nesta quinta-feira (30), os números do 48º Informe Epidemiológico, com a atualização dos dados sobre o Zika Vírus em Manaus. Conforme o documento, foram notificados 4.969 casos até o último dia 28 de junho, sendo 2.095 casos confirmados da doença e foram descartados 2.315 casos. Outros 559 casos estão em investigação.

Até o momento, a Semsa recebeu 5.023 denúncias de focos do mosquito por meio do Disque Saúde. Foto: Estadão Conteúdo

Segundo o Informe, entre as mulheres grávidas, que representam um grupo de atenção prioritária por conta do risco de microcefalia em bebês cujas mães foram expostas ao vírus, o número de casos suspeitos de zika chega a 979. Deste total, 322 foram confirmados, 541 foram descartados e 110 ainda estão em investigação.

“Continuamos em alerta, colocando em prática estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento epidemiológico, com a meta de reduzir os riscos, o adoecimento e as consequências mais graves provocadas pelo zika vírus”, alertou o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destacando que a vigilância em relação às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, principalmente a infecção por zika, são feitas de modo permanente.

Manaus permanece apenas com um caso de microcefalia com relação confirmada com o zika vírus, sendo o de um bebê cuja mãe relatou ter adquirido a doença em Boa Vista (RR). Dos demais casos suspeitos registrados pela Secretaria, quatro não têm relação com o zika, quatro foram descartados e outros quatro permanecem em investigação.

Até o momento, a Semsa recebeu 5.023 denúncias de focos do mosquito por meio do Disque Saúde (0800 280 8 280) e 4.820 locais já foram vistoriados pelos agentes de endemias e pelos drones, equipamento de controle remoto usado pela Secretaria de Saúde para identificar, por meio de sobrevoo, locais considerados de risco.

A Vigilância Sanitária e os fiscais do órgão já inspecionaram 1.478 locais e autuaram 111 imóveis e terrenos com alto risco de criadouros. Para auxiliar o poder público nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chinkungunya e Zika Vírus, 1.693 brigadas contra o mosquito já foram implantadas, com a formação de 8.917 voluntários contra o mosquito.

“A formação de ‘brigadistas’ contra a dengue viabiliza a participação ativa e qualificada da população nas ações de controle do Aedes em bairros, no interior das casas e nos locais de trabalho, incluindo o serviço público, a indústria e o comércio”, disse o secretário, ressaltando que as denúncias de locais com acúmulo de água, potenciais criadouros do mosquito vetor, feitas pelo 0800, têm sido um importante norteador de ações pontuais das equipes de vigilância.

Com informações de assessoria / d24am.

Acesse o site de origem: Manaus registra 2 mil casos de zika vírus, diz Semsa (D24am, 30/06/2016) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas