Mulheres fazem ‘mamaço’ em shopping de Santa Catarina que proibiu mãe de amamentar filha

18 de julho, 2016

(Brasil Post, 18/07/2016) Apesar de terem seus direitos garantidos por leis estaduais, muitas mães ainda sofrem discriminação ao amamentarem em locais públicos. Mas, com uma mobilização na internet, um grupo de mães decidiu reivindicar seus direitos realizando um “mamaço” diante de todos.

No último domingo (17), dezenas de mulheres participaram de um protesto na praça de alimentação do shopping em Lages, em Santa Catarina. A manifestação foi convocada depois que uma mãe foi “orientada” pelo segurança do shopping a se retirar da praça de alimentação e amamentar sua filha no fraldário, dentro do banheiro.

Indignada, a mãe desabafou o que aconteceu no Facebook e o post gerou milhares de compartilhamentos. Nele, a mãe lembrou que existe a Lei estadual 16.396, aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em maio de 2014, que prevê multa a qualquer estabelecimento que proíba mães de amamentarem em locais públicos.

Após a postagem, o grupo Mães in Verso convocou mães para participarem de um “mamaço”, protesto em que todas amamentaram seus filhos no mesmo local em que a mulher foi impedida. Não só as mães participaram: o evento teve participação de toda a família.

O (lindo) protesto foi registrado postado no grupo no mesmo dia.

“Foi lindo, mamães e apoiadores mostrando o quanto amamentar é lindo e puro. O preconceito precisa acabar”, disse a fotógrafa Ana Steil, que registrou a manifestação. No grupo, as mães elogiaram a participação de tod@s:

“Passamos nossa mensagem à sociedade e às mães que amamentam com muito AMOR: Chega de constrangimento! Amamentar é natural! Mães que amamentam precisam de apoio, acolhimento e incentivo. Foi maravilhoso ver tantas famílias acreditando no poder do leite materno e promovendo essa reflexão a toda a sociedade”, escreveu.

“Quem não sabia do mamaço, ficou surpreso com a quantidade de bebês mamando no Shopping. Assim, conseguimos passar o nosso recado: Nós, mães de bebês, existimos! Gostamos de frequentar locais públicos! Temos vida social! Somos o alimento dos nossos filhos, portanto, vai ter bebê mamando sim, e vai ser na hora que ele sentir fome e no local onde nos sentirmos mais confortáveis!”

Ao G1, o Lages Garden Shopping afirmou que o episódio foi uma “ação isolada de um funcionário” e que não condiz com a posição do shopping. “Lamentamos tal atitude e pedimos desculpas por isso. Todos os colaboradores do shopping já foram orientados para que o acontecimento não se repita.”

Acesse no site de origem: Mulheres fazem ‘mamaço’ em shopping de Santa Catarina que proibiu mãe de amamentar filha (Brasil Post, 18/07/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas