Elton John pede em Durban que pessoas LGBT sejam incluídas na luta contra a aids

20 de julho, 2016

 (Agencia Aids, 20/07/2016) A batalha contra o HIV não será vencida se a comunidade LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais) na África e no mundo não receber apoio. A afirmação é do astro do rock Elton John. Ele esteve nesta quarta-feira (20), na 21ª Conferência Internacional de Aids, em Durban, na África do Sul. “Ninguém deve ser deixado para trás. A comunidade gay sempre esteve no centro da pandemia. Eles [os gays] foram os primeiros que tomaram as ruas e exigiram tratamento para todas as pessoas”, observou John, que estava acompanhado por seu marido, David Furnish.

O cantor anunciou no evento os primeiros beneficiários a receber o Fundo LGBT, de US$ 10 milhões, uma parceria da Fundação Elton John, de combate à aids, com o Plano Presidencial de Emergência para o Combate da Aids (PEPFAR). Os beneficiários são: a HIV/Aids Alliance e o Fórum Global de HSH (homens que fazem sexo com homens). Eles receberão um subsídio para estabelecer o primeiro Fundo LGBTI (Lésbica, Gay, Bissexual, Transgênero e Intersexual), fortalecer as organizações de base comunitária e expandir a prevenção do HIV para as comunidades LGBT.

Shaun Mellors, da HIV/Aids Alliance International, comemorou a inciativa. Disse que, como homem gay vivendo com HIV, percebeu que estava numa posição privilegiada, porque é livre para expressar abertamente sua sexualidade: “É um privilégio que muitos gays e lésbicas em todo o mundo não têm.”

A HIV/Aids Alliance trabalha com mais de 800 comunidades de base LGBTI, especialmente em países que criminalizam a homossexualidade. “Não vamos lidar melhor com a propagação do HIV se as pessoas que precisam de cuidados são criminalizadas e forçadas a ficar nas sombras.”

Elton John disse que as pessoas excluídas vão encontrar uma maneira de levantar e lutar por seus direitos e liberdade. “Vou lutar pelos gays. Minha fundação vai representá-los e vamos proteger os seus direitos.”

Antes, no começo do dia, Elton John acompanhou o ministro da Saúde da África do Sul, Aaron Motsoaledi, em uma visita a Gateway Clinic, em KwaZulu-Natal, província da África do Sul. A clínica faz parte da campanha de saúde sexual “We The Brave” (Nós, os bravos). A iniciativa é voltada aos homens que fazem sexo com homens na África e tem por objetivo incentivar o diagnóstico precoce da doença e a prevenção ao HIV. “We The Brave”, liderado pelo Anova Health Institute, opera em clínicas em Johannesburgo, Cidade do Cabo, Mpumalanga e na província de KwaZulu-Natal.

“Estou emocionado de ver o progresso que os sul-africanos fizeram na promoção de serviços de saúde direcionadas ao público LGBT”, disse John, acrescentando que a África do Sul deve continuar a ser um exemplo para os países vizinhos na promoção da igualdade de direitos para todas as pessoas.

“Os sul-africanos são um povo determinado, e quando você dá a eles ferramentas, eles são capazes de alcançar coisas maiores”, disse ele.

A Agência de Notícias da Aids cobre a 21ª Conferência Internacional de Aids, em Durban (África do Sul), com apoio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, da DKT do Brasil e da Jansen Farmacêutica.

Tradução: Mauricio Barreira, da Agência de Notícias da Aids

Acesse no site de origem: Elton John pede em Durban que pessoas LGBT sejam incluídas na luta contra a aids (Agencia Aids, 20/07/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas