Nova York registra primeiro caso de microcefalia ligado ao zika

22 de julho, 2016

(Folha de S.Paulo, 22/07/2016) A cidade de Nova York registrou o primeiro caso de um bebê nascido com microcefalia relacionado aozika vírus contraído por sua mãe, indicou o Departamento de Saúde local.

Além da microcefalia, que consiste em uma de deficiência no crescimento do cérebro e do crânio, os médicos que examinaram o bebê identificaram “outros problemas cerebrais”, indicou a mesma fonte em um comunicado, sem dar mais detalhes.

Caso de bebê com microcefalia em Nova York é relacionado com o zika vírus

Caso de bebê com microcefalia em Nova York é relacionado com o zika vírus

A mãe do bebê havia viajado a uma das áreas onde o vírus está ativo, afirmou o Departamento de Saúde.

Segundo o CDC (Centro para o Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, até o dia 14 de julho o país havia registrado 12 casos de nascimentos de bebês que apresentaram malformações relacionadas com o vírus da zika.

O zika vírus está presente em quase todos os países da América Latina, principalmente no Brasil.

A zika chamou a atenção das autoridades de saúde de todo mundo pelo alto risco que apresenta para as mulheres grávidas, já que pode provocar malformações irreversíveis no feto, sobretudo a microcefalia.

No caso dos adultos, na maioria das vezes a infecção é benigna e em alguns casos pode até passar despercebida.

Para a responsável do Departamento de Saúde de Nova York, Mary Bassett, este caso é “uma importante lembrança das consequências trágicas do vírus”.

Durante uma mesa redonda que ocorreu na quarta-feira (20), Bassett expressou sua preocupação dado que, apesar das advertências, o número de nova-iorquinas grávidas que viajam para regiões infectados pelo vírus está aumentando.

Segundo o Departamento de Saúde, um estudo de diagnóstico realizado em Nova York após o lançamento de uma campanha de detecção determinou que de 2.000 mulheres grávidas 41 eram portadoras do vírus.

“Lembro a vocês que todas as mulheres grávidas de Nova York, assim como as que buscam ter filhos, devem postergar suas viagens a lugares onde a transmissão do zika está ativa”, comentou Bassett.

O vírus da zika pode ser transmitido através da picada de um mosquito infectado ou por contato sexual com alguém que está portando o vírus.

Os oficiais de saúde dos EUA recentemente relataram um total de 1.306 casos de zika no país, além do Havaí.

A Flórida está investigando dois possíveis casos que não estão relacionados a pessoas que viajaram para locais onde o vírus está ativo.

Acesse o site de origem: Nova York registra primeiro caso de microcefalia ligado ao zika (Folha de S.Paulo, 22/07/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas