Prêmio Antonieta de Barros tem novo cronograma

26 de julho, 2016

(Seppir, 26/07/2016) Seppir divulgou calendário nesta terça-feira (26/07)

A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) divulgou o novo cronograma do “Prêmio Antonieta de Barros Jovens Comunicadores Negros e Negras – edição 2016” nesta terça-feira (26/07). O resultado final está previsto para o dia 30 de agosto. Confira o calendário completo aqui.

Instituído pela Portaria nº 155 de março de 2016, o Prêmio visa estimular o protagonismo juvenil, promover a imagem positiva de jovens negros e negras, divulgar ações de comunicação já realizadas ou em realização que estimulem a igualdade racial, além de mobilizar, articular e fortalecer o movimento jovem negro envolvido com a promoção da igualdade racial e o enfrentamento ao racismo. De acordo com o Edital, serão premiadas cinquenta ações de comunicação, cujos autores receberão R$ 20 mil.

Antonieta de Barros

Catarinense nascida em 11 de julho de 1901, Antonieta de Barros foi uma pioneira no combate a discriminação dos negros e das mulheres. Foi a primeira deputada estadual negra do país e primeira deputada mulher do estado de Santa Catarina. Além da militância política, Antonieta participou ativamente da vida cultural de seu estado. Fundou e dirigiu o jornal A Semana entre os anos de 1922 e 1927. Neste período, por meio de suas crônicas, ela veiculava suas ideias, principalmente aquelas ligadas às questões da educação, dos desmandos políticos, da condição feminina e do preconceito racial. Dirigiu também a revista quinzenal Vida Ilhoa, em 1930, e escreveu vários artigos para jornais locais. Com o pseudônimo de Maria da Ilha, escreveu, em 1937, o livro Farrapos de Ideias.

Acesse no site de origem: Prêmio Antonieta de Barros tem novo cronograma (Seppir, 26/07/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas