Miami suspende doações de sangue para evitar transmissão de zika

29 de julho, 2016

(Folha de S. Paulo, 29/07/2016) Reguladores dos EUA pediram na quinta (28) que as doações de sangue fossem suspensas na área de Miami. A suspensão ocorreu devido às suspeitas, agora confirmadas, de infecção local pelo vírus da zika.

O departamento de Saúde dos EUA anunciou nesta sexta (29) que é grande a probabilidade dos quatro casos de zika investigados terem sido causados por mosquitos infectados.

O território americano de Porto Rico já vem registrando um aumento na transmissão local do zika, cujo contágio ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti ou de contato sexual.

“Tendo em conta a possibilidade de um surto local emergente do vírus zika, e como uma medida prudente para ajudar a garantir a segurança do sangue e dos produtos sanguíneos, a FDA [Food and Drug Administration, agência americana de regulação sanitária] está solicitando que todos os estabelecimentos no condado de Miami-Dade e do condado de Broward parem de coletar sangue imediatamente”, disse a FDA em um comunicado.

Esta medida deve ser mantida até que cada unidade de sangue coletada nos dois condados possa ser analisada “com um teste experimental de rastreamento de doadores para o RNA do vírus da zika ou até que os serviços de sangue implementem o uso de uma tecnologia experimental ou aprovada de inativação de patógenos”, acrescenta o comunicado.

Dois dos casos de suspeita de transmissão local ocorreram no condado de Miami-Dade, e dois no condado de Broward, localizado ao norte de Miami.

A agência também disse que qualquer pessoa que tenha viajado para Miami-Dade ou Broward nas últimas quatro semanas deve ser temporariamente impedida de doar sangue.

“Além disso, a FDA recomenda que os condados adjacentes e das proximidades implementem as precauções acima para ajudar a manter a segurança do fornecimento de sangue o mais rápido possível”, disse a agência federal.

O estado da Flórida já registrou 381 casos de zika, todos em pessoas que foram infectadas durante viagens para países onde o vírus circula.

Para que o zika se torne um vírus de transmissão local no território continental dos Estados Unidos, um mosquito teria de morder uma pessoa infectada e, em seguida, morder outra pessoa.

As autoridades de saúde dos EUA tinham advertido que era possível que ocorressem surtos locais da zika no país com a chegada do verão, especialmente após a rápida propagação da infecção na América do Sul e na América Central nos dois últimos anos.

Em geral, o vírus da zika provoca sintomas brandos e muitas vezes a infecção passa despercebida.

O vírus pode provocar, porém, transtornos neurológicos, como a síndrome de Guillain-Barré, ou más-formações congênitas graves e irreversíveis, como amicrocefalia, que se caracteriza por um desenvolvimento insuficiente do cérebro em fetos de mulheres que foram infectadas durante a gravidez.

Acesse no site de origem: Miami suspende doações de sangue para evitar transmissão de zika (Folha de S. Paulo, 29/07/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas