Suécia alerta atletas sobre zika: no retorno para casa, só sexo com camisinha

02 de agosto, 2016

(O Globo, 02/08/2016) Quando voltar para casa, nada de fazer sexo sem proteção. Essa a recomendação que os jogadores e comissão técnica da Suécia receberam ao viajar para disputar o Torneio de Futebol Olímpico. Inicialmente, a seleção faz dois jogos em Manaus e fecha a primeira fase em Salvador.

Após o treino de segunda-feira, no estádio Carlos Zamith, o Coroado, na capital amazonense, o técnico Erik Hamren confirmou a recomendação feita pelos médicos. O mosquito Aedes aegypti é considerado o principal vetor de transmissão do vírus, mas “evidências cada vez maiores apontam que a transmissão sexual é possível”, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS).

– Por enquanto, é a recomendação que temos. É por muitos propósitos, não só pelo perigo da zika. Não é um risco para um homem velho como eu, mas para os nossos jogadores, que são muito jovens, eles evitarem fazer sexo sem proteção quando voltar para casa – afirmou o treinador sueco.

Apesar da recomendação inusitada, Erik Hamren se declarou ao Brasil:

– Eu amo o Brasil. Amo o Rio e estou gostando muito de Manaus.

A Suécia joga duas vezes na Arena da Amazônia. O primeiro duelo será contra a Colômbia, na quinta-feira, às 19h (de Brasília). Depois, no domingo, no mesmo horário e local, enfrenta a Nigéria. As duas partidas valem pelo Grupo B.

Acesse no site de origem: Suécia tem recomendação pós-Jogos sobre zika: evitar sexo sem proteção. (O Globo, 02/08/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas