Morte de jovem pressiona Serra Leoa a banir mutilação genital feminina

18 de agosto, 2016

(Extra, 18/08/2016) A morte de uma jovem de Serra Leoa durante um procedimento de mutilação genital feminina (FGM, na sigla em inglês) realizado por uma sociedade secreta administrada por mulheres deveria levar a nação do oeste africano a proibir a prática, disseram ativistas anti-FGM nesta quinta-feira.

Fatmata Turay, de 19 anos, morreu no início desta semana depois de ser submetida a uma FGM como parte dos ritos de iniciação para ser admitida na Bondo, uma sociedade poderosa que realiza o procedimento e que exerce uma influência política considerável, de acordo com vários ativistas.

Três integrantes da sociedade Bondo e uma enfermeira foram presas. Grupos de direitos humanos que fazem campanha contra a FGM, incluindo o FORWARD e o Equality Now, exortaram Serra Leoa a realizar uma investigação minuciosa sobre a morte de Fatmata e proibir a prática.

Serra Leoa tem uma das taxas mais altas de FGM no mundo –nove de cada 10 mulheres e adolescentes são vitimadas, de acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês).

“Esta é uma morte desnecessária –muitas vidas são arruinadas pela FGM”, disse Adwoa Kwateng-Kluvitse, do FORWARD, acrescentando que não está claro quantas mulheres e meninas morrem em decorrência da FGM em Serra Leoa.

“Há muitas meninas em áreas rurais que podem ter morrido e sido enterradas sem que ninguém tenha tomado conhecimento”, acrescentou.

Estima-se que a FGM afeta 140 milhões de mulheres e meninas em uma faixa da África e em partes do Oriente Médio e da Ásia e é vista como um caminho para o casamento e uma forma de preservar a pureza.

O procedimento envolve a remoção da genitália externa e causa diversos problemas de saúde que podem ser fatais.

Embora a FGM seja legal em Serra Leoa, uma proibição do governo aplicada durante o surto de Ebola, e adotada como parte de uma iniciativa de erradicação do vírus, ainda está em vigor.

No ano passado, Serra Leoa se tornou uma das últimas nações do oeste africano a ratificar o Protocolo de Maputo, que trata de uma série de temas que incluem a FGM, a violência contra as mulheres, casamentos infantis e forçados e o empoderamento econômico feminino.

“Não podemos nos dar ao luxo de continuar a deixar meninas morrerem e sofrerem discriminação e violência extrema por causa da FGM”, disse Mary Wandia, da Equality Now, à Thomson Reuters Foundation.

Nigéria e Gâmbia proibiram a prática no ano passado, mas a FGM ainda é legal na Libéria, no Mali e em Serra Leoa.

Kieran Guilbert

Acesse no site de origem: Morte de jovem pressiona Serra Leoa a banir mutilação genital feminina (Extra, 18/08/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas