27/05/2011 – ANJ aprova autorregulamentação de jornais (Folha)

27 de maio, 2011

(Folha de S.Paulo) A ANJ (Associação Nacional de Jornais) aprovou a instituição de um Programa Permanente de Autorregulamentação com o objetivo de estimular sua implantação nos 150 jornais associados.

Como exemplos de medidas já praticadas por alguns veículos, foi distribuída cartilha que sugere ações como a criação da figura do ombudsman -que representa interesses do leitor.

folhasp27052011_autorregula_anj

A presidente da entidade, Judith Brito, disse que o modelo foi elaborado com um conceito “flexível, amplo e descentralizado de tal forma que cada jornal possa elaborar seu próprio programa”. “Essa também é uma demonstração de que não aceitamos nenhum tipo de censura”, acrescentou Judith, que também é superintendente do Grupo Folha.

O programa teve dois votos contrários, dos jornais “Hoje em Dia” (MG) e “Correio do Povo” (RS), ligados à Igreja Universal do Reino de Deus. Os representantes desses jornais “entenderam que o programa pode indispor os leitores com os jornais ou tornar mais frágil a relação dos jornais com os leitores, o que é exatamente o contrário do que pretendemos”, afirmou o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira.

Leia a notícia completa: ANJ aprova autorregulamentação de jornais (Folha de S.Paulo – 27/05/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas