27/05/2011 – Colunista publica notas sobre discriminação e união homoafetiva

27 de maio, 2011

(Folha de S.Paulo) Em meio à polêmica sobre a suspensão do kit anti-homofobia do MEC, a colunista Mônica Bergamo publicou as seguintes notas:

EFEITO PAULISTA
O número de processos instaurados na Secretaria da Justiça de SP para apurar discriminação de homossexuais superou, em apenas cinco meses, as marcas dos anos anteriores. Já foram abertas 34 ações em 2011, uma a mais que em todo o 2010 e dez a mais que em 2008 e 2009. A coordenadora de políticas para a diversidade sexual da pasta, Heloisa Gama Alves, diz que as denúncias aumentaram após os ataques a gays na avenida Paulista, em novembro passado.

TOLERÂNCIA ZERO
“O segmento está cansado. Chegamos a um limite de tolerância zero, e as pessoas estão sendo encorajadas a buscar os seus direitos”, afirma Heloisa. Atualmente, há 75 processos em andamento, entre novas denúncias e as de anos anteriores.

QUASE EM SILÊNCIO
Do outro lado da balança, os processos por discriminação de portadores de HIV ainda engatinham. Apesar de existir uma lei contra isso desde 2002, somente neste ano foram abertas as três primeiras ações. 

Em uma delas, uma mulher afirma que descobriu ter o vírus durante o exame admissional para trabalhar em uma clínica, e perdeu a vaga após o resultado. “É mais difícil comprovar que o acesso ao mercado de trabalho foi dificultado ou negado por causa do HIV”, diz a coordenadora Gama Alves.

PAPEL PASSADO
E a Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo realizará um “casamento comunitário” gay no dia 25 do próximo mês. Na cerimônia, os casais receberão uma bênção ecumênica durante a assinatura das escrituras de união homoafetiva, preparadas por um cartório da capital paulista.”

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas