Documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo revela olhar feminino negro – São Paulo/SP, 12/09/2016

09 de setembro, 2016

Com lançamento marcado para o dia 12 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Galeria Olido, filme reúne depoimentos de mulheres negras

(Geledés, 09/09/2016 – acesse no site de origem)

Há poucas coisas tão poderosas e transformadoras no mundo do que a união entre mulheres. Quando se tratam de mulheres negras, as experiências coletivas regem as trajetórias desde a vinda forçada para o Brasil; a resistência e luta pela liberdade, e quando livres, ainda padecem do racismo persistente na sociedade brasileira.

mnpm_retratos-cartaza3-estreia

No documentário “Mulheres Negras: Projeto de Mundo”, nove vozes femininas negras são apresentadas de maneira suave e potente.  Em seus depoimentos, cada mulher fala da sua experiência de sobrevivência calcada em sua raça, gênero, classe e desvendam o que significa habitar em pele negra.

Dirigido pela feminista negra, Day Rodrigues em parceria com Lucas Ogasawara, o documentário conta com depoimentos de Djamila Ribeiro, Ana Paula Correia, Aldenir Dida Dias, Preta Rara e Nenesurreal, Francinete Loiola, Luana Hansen, Monique Evelle e Andreia Alves.

O documentário traz contribuições sobre o feminismo negro e sua importância. “Há narrativas e projetos de mundos. O feminismo negro é uma grande potência teórica para as pesquisadoras negras, pela via acadêmica e por outras construções, em outros espaços e isso pode ser percebido nas falas das entrevistadas”, conta Day Rodrigues.

A linha narrativa do filme reverbera vozes de mulheres que apresentam seu projeto de mundo que, no fim, projetam o resgate de uma humanidade historicamente negada.

O lançamento acontece no dia 12 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Galeria Olido, no centro de São Paulo.

Serviço

Mulheres Negras: Projeto de Mundo – O Filme (25 min.)

Dia: 12 de setembro, às 19h

Local: Galeria Olido – Avenida São João, 473

Grátis

Facebook: /mulheresnegrasprojetosdemundo

Ficha técnica

Direção: Day Rodrigues e Lucas Ogasawara

Argumento, entrevistas, roteiro e produção: Day Rodrigues

Roteiro, fotografia e montagem: Lucas Ogasawara

Música: Sandro Bueno e Mauro Marianno

Color grading: Maísa Joanni

Mixagem: Laurent Mis

Maquiagem: Gabriela Souza

Diagramação: Tatiana Cardoso

Sobre a direção

Day Rodrigues é produtora cultural, escritora e feminista negra. Tem Licenciatura em Filosofia, e Especialização em Gestão Cultural, pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Em audiovisual, produziu e escreveu para o documentário “Ouro Verde: a Roda de Samba do Marapé” e o curta-metragem “Ponto Final” (baseado em seu conto-poético “Decupagem”).

Lucas Ogasawara é diretor e montador de cinema formado em Midialogia pela UNICAMP. Com o curta “A Despedida” circulou pelos melhores festivais do país, como o Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Festival do Rio, Mostra Internacional de Tiradentes, Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão, e muitos outros, além de exibições internacionais como In The Palace (Bulgária) e Fester (Los Angeles, EUA). Fora do cinema realizou pesquisa de formato e dirigiu conteúdos para diversas mídias, para empresas como Folha, Vogue, Abril, Globo, SESC, além de trabalhar como montador para canais fechados como Discovery e Canal Combate (UFC).

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas