Com apoio da ONU Mulheres, Agência O Globo lança projeto multiplataforma ‘Mulheres – um século de transformações’

29 de setembro, 2016

Com artigos inéditos, livro aborda temas como a mulher na história, ciência e tecnologia, esporte, poder, diversidade, mercado de trabalho e mais

(ONU Mulheres, 29/09/2016 – acesse no site de origem)

As conquistas e transformações na vida das mulheres ao longo das últimas oito décadas são o tema do novo projeto da Agência O Globo. “Mulheres – Um século de transformações” é um projeto multiplataforma que inclui o lançamento de um livro, a realização de uma exposição e dois debates sobre empoderamento feminino. Com patrocínio de Microsoft e Renner, o projeto conta com apoio do GNT e da ONU Mulheres Brasil.

O ciclo de debates contará com dois eventos, realizados na Casa Ipanema, no Rio de Janeiro. No dia 29 de setembro, o tema “Empoderamento Feminino: Um olhar sobre a trajetória da mulher no trabalho e no poder” será discutido pelas palestrantes Schuma Schumacher e Flávia Oliveira, com mediação de Antonia Leite Barbosa. O segundo debate acontece no dia 6 de outubro com o tema “Empoderamento Feminino: Um olhar sobre a trajetória da mulher na moda”. As jornalistas Renata Izaal e Melissa Jannuzi participam, com Antonia na moderação também. Os debates serão abertos somente para convidados.

A exposição que completa o projeto mostra a mulher ao longo das décadas e divide histórias de mulheres influentes que passaram pelas páginas do Globo. Ficará aberta ao público do dia 30 de setembro ao dia 13 de outubro (de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 11h às 18h), na Casa Ipanema.

Já o lançamento do livro acontecerá no dia 13 de outubro na Casa Ipanema, com coquetel e presença de todas as autoras e de mulheres que são personagens de algumas das histórias apresentadas. O evento será aberto ao público. O projeto do livro é uma realização da Agência O Globo em parceria com a Editora Lacre.

O livro “Mulheres – Um século de transformações” reúne textos, fotos e reproduções dos artigos e páginas publicadas nos cadernos femininos de O Globo. Um retrato das mudanças do papel da mulher na sociedade dos anos 30 até hoje. Com artigos inéditos, o livro aborda temas como a mulher na história, ciência e tecnologia, esporte, poder, diversidade, mercado de trabalho, moda e estilo, outras temáticas que influenciaram o progresso e conquistas das mulheres na sociedade. A trajetória repleta de desafios chega à defesa da diversidade no mercado de trabalho – em todas as suas vertentes – e ao aprofundamento da pauta sobre os desejos de liberdade e igualdade.

Os textos são assinados por mulheres como a editora do caderno ELA, Renata Izaal, a colunista Flávia Oliveira, a ativista Schuma Schumacher, a presidente da Microsoft do Brasil, Paula Bellizia, a antropóloga Liliane Brum Ribeiro, a pedagoga Antonia Ceva, a escritora Anna Sharp, a assessora de comunicação da ONU Mulheres Brasil, Isabel Clavelin, a professora e feminista Giovana Xavier e a jornalista Mariana Filgueiras.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas