16/06/2011 – Deputados do Rio criam projeto para prevenção ao aborto (R7)

16 de junho, 2011

(R7 Notícias) Deputados do Rio de Janeiro debatem projeto de lei que cria um programa estadual de “prevenção ao aborto”. A proposta visa oferecer atendimento a mulheres grávidas em situação de risco social e financeiro, oferecendo assistência social psicológica e pré-natal, inclusive laboratorial, de graça durante a gestação, o parto e ainda no período posterior ao nascimento da criança.

O projeto prevê a orientação e o encaminhamento para que a mãe, se desejar, entregue a criança para adoção, e a criação de Casas de Apoio à Vida, onde as gestantes poderão encontrar atendimento de assistentes sociais, psicólogos e médicos, entre outros profissionais capacitados.

“Durante muitos anos tivemos a discussão entre a sociedade, o Estado e entidades religiosas sobre a descriminalizaçao do aborto. Mas, alguns de nós paramos para discutir a ideia de se ter uma política publica para as mulheres grávidas que precisam de amparo e oportunidades. O aborto é uma atitude extrema, quem toma essa decisão na maioria dos casos não tem outra opção”, diz o deputado Janio Mendes (PDT).

O projeto, que foi apresentado em maio deste ano, é de autoria dos deputados Jânio Mendes (PDT), Sabino (PSC), Myriam Rios (PDT), Roberto Henriques (PR), Márcio Pacheco (PSC) e Janira Rocha (PSOL).

Segundo o Ministério da Saúde, o Estado do Rio de Janeiro realizou nos últimos quatro anos 49.246 procedimentos pós-aborto. No Brasil, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 31% dos casos de gravidez terminam no aborto. Esse número mostra que três em cada dez mulheres grávidas praticam aborto.

Leia a notícia completa: Deputados do Rio criam projeto para prevenção ao aborto (R7 Notícias – 16/06/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas