Unodc faz apelo a todas as nações pelo fim do tráfico humano

18 de outubro, 2016

Diretor da agência da ONU, Yuri Fedotov, espera que países implementem a Convenção sobre o Crime Organizado Transnacional; 79% das vítimas são mulheres e crianças.

(Rádio ONU, 18/10/2016 – acesse no site de origem)

O diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, está fazendo um apelo a todos os países do mundo, para que reforcem a luta contra traficantes de pessoas e contrabandistas de migrantes.

Yuri Fedotov pede aos países para implementarem, o mais rápido possível, a Convenção da ONU sobre Crime Organizado Transnacional. Ele lembra que deslocamentos em larga escala de pessoas vulneráveis à violência e à exploração pedem uma resposta mais forte da comunidade internacional.

Mulheres

Pesquisas do Unodc indicam que 79% das vítimas de tráfico são mulheres e crianças. Em todas as regiões do mundo, a maioria das vítimas são estrangeiras no país onde foram encontradas.

Fedotov lembra que a meta é acabar com o tráfico de pessoas e com a impunidade dos criminosos envolvidos nas ações. Outra meta é mudar a maneira como os recursos são alocados. O financiamento precisa ser direcionado para combate a redes criminosas e seus fluxos de rendimento.

O chefe do Unodc promete trabalhar de forma intensiva com parceiros e países membros para manter o problema na agenda política e garantir a resposta mais adequada.

Yuri Fedotov participou de um evento sobre tráfico de pessoas que foca na Declaração de Nova York, documento adotado pelos países em setembro, com o objetivo de iniciarem negociações para a adoção, em 2018, de um pacto global sobre migração regular.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas