20/06/2011 – Banda larga engatinha no país

20 de junho, 2011

(Folha de S.Paulo) Internet de alta velocidade será a principal plataforma de acesso ao conhecimento, mas ainda engatinha no Brasil. A massificação da banda larga a custo acessível em todo o país é decisiva para a educação dos brasileiros e para a produtividade da economia nacional. Editorial da Folha traz números e aponta os principais obstáculos enfrentados pelo país. Veja trechos abaixo: 

“Segundo o governo federal, apenas 20,8% dos domicílios tinham internet de banda larga em 2008. Em termos de velocidade, 34% estavam abaixo de 256 Kbps (mil bits por segundo) e 54%, abaixo de 1 Mbps (milhão de bits).”

“O custo de acesso é alto porque o nível de competição é baixo -a empresa dominante em cada Estado tem, em média, 75% do mercado. A alta carga tributária, 43% do preço total do serviço, não ajuda.”

“A banda larga precisa, portanto, de uma política nacional específica. No Brasil, a iniciativa começou a tomar corpo com o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).”

“A meta é atender 4.278 municípios e 68% dos domicílios até 2014, com velocidade de 1 Mbps e custo mensal de R$ 35. Pouco, já que alguns programas internacionais contam com velocidades até cem vezes maiores.”

Avanços tímidos
“O PNBL previa que 1.163 cidades seriam atendidas até o fim deste ano, mas já se contenta com 800. O atraso do PNBL decorre de vários fatores, como problemas de regulamentação, dificuldades de gestão operacional e cortes de recursos.”

“Regulação eficiente, competição privada e investimentos do governo são a melhor combinação para destravar a banda larga.”

Leia esse texto na íntegra: Banda mais larga, editorial (Folha de S.Paulo – 20/06/2011)

Veja também: Internet a R$ 35 causará ‘congestionamento’, diz Paulo Bernardo (Terra – 17/06/2011) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas