Conselho Nacional dos Direitos da Mulher debate ações e programas para avançar na luta pela igualdade de gêneros

18 de outubro, 2016

O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), órgão colegiado da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério da Justiça e Cidadania, realizou nessa terça-feira (18) a 47ª Reunião Ordinária, que terá prosseguimento amanhã (19). Presidido pela secretária especial Fátima Pelaes, o Conselho deu posse às novas conselheiras e passou a debater os pontos previstos em pauta.

(SPM, 18/10/2016 – acesse no site de origem)

 As conselheiras demonstraram grande curiosidade em relação às políticas públicas implantadas e em andamento, considerando que esta é a primeira reunião ordinária após a posse de Michel Temer na Presidência da República. Fátima Pelaes reforçou o compromisso do Governo em manter e fortalecer programas e ações com resultados positivos e de criar novos programas que representem avanços na luta das mulheres em defesa dos seus direitos.

Cada secretaria nacional da SPM apresentou uma visão panorâmica de suas ações em execução e planejadas para até o final do ano. Éricka Filippelli, secretária Nacional de Relações Institucionais e Ações Temáticas, falou do fortalecimento e da ampliação dos Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres – OPMs, da criação de programas voltados ao atendimento de meninas, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social, da realização do I Encontro Mulheres da Amazônia e de implantação de cursos de extensão universitária para capacitação de novas lideranças e de mulheres empreendedoras.

Pela Secretaria Nacional de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres falou a secretária Aparecida Moura, dando ênfase à participação da SPM nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, promovendo debates sobre o papel das mulheres nos esportes e ao programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Betânia de Assis, adjunta da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência, relatou o andamento do Programa “Mulher Viver sem Violência”, da implantação da Casa da Mulher Brasileira nas demais Unidades da Federação e sobre o serviço do Ligue 180.

Depois das primeiras explanações, as conselheiras fizeram perguntas e ofereceram contribuições ao que foi apresentado.

A reunião recomeça na manhã desta quarta-feira (19), a partir das 10 horas, na sede da SPM. Um dos itens da pauta é o relatório da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

Comunicação Social

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas