I Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador – “Eu Tô na Rua é pra Lutar Pelo Direito do Cabelo Encrespar” – Salvador/BA, 13/11/2016

08 de novembro, 2016

Dia 13 de Novembro acontecerá a II Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador, com concentração no Campo Grande ao meio dia, saída às 14 em direção à praça Castro Alves. Este movimento levou mais de 4 mil pessoas às ruas no centro da cidade no dia 7 de novembro de 2015 e pretende, em mais um ato político antirracista, reunir outros milhares de negros, negras, crianças jovens, adultos e idosos para afirmar que cabelo é nossa luta, resistência e história.

Geledés, 08/11/2016 – acesse no site de origem)

A Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador é movimento que se concentra na desconstrução negat iva do fenótipo negro através da afirmação da estética negra. Acredita que a afirmação da estética negra é um passo importante para a construção da identidade de cada indivíduo negro e na superação do racismo.

Segundo a comissão organizadora "Estimular cada pessoa negra ao reconhecimento positivo de si, de sua estética e sua ancestralidade é fazer ruir uma forte coluna do racista de nossa sociedade, pois a estrutura que estipulou o padrão branco de beleza é a mesma estrutura que legou à população negra a feiura, o estigma da vadiagem e bandidagem, a marginalização e a subalternização; tornou o corpo branco sagrado e o corpo negro alvo de toda forma de violência. Essa estrutura legitima, das mais diversas formas, a morte física e a morte simbólica do povo preto.”

Neste sentido, a Marcha atua o no inteiro em diversas escolas, bairros, universidade e grupos de mulheres discutindo e instrumentalizando os modos de subjetivação e formação da identidade dos sujeitos marcados pela diferença pra fins de tomar o olhar do diferente que antes os inferiorizava e fazer disso uma mola que possa resistir e subverter.

A comisso convoca:

“Entendemos que não estamos sozinhas, nossa luta se soma às demais lutas pela promoção do protagonismo, do empoderamento e do respeito à vida do povo negro. Por isso, convidamos todas e todos parta seguirmos em marcha por nossa ancestralidade e pela vida de mulheres negras e homens negros!

Comissão da Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas