Procuradoria da Mulher do Senado promoverá seminário internacional

09 de novembro, 2016

Um seminário internacional sobre empoderamento político, econômico e social das mulheres marcará o encerramento das ações das deputadas e senadores em 2016. O anúncio foi feito no café da manhã da bancada feminina no Congresso, realizado nesta quarta-feira (9), no gabinete da senadora Vanessa Grazziotin, procuradora da Mulher do Senado.

(Agência Senado, 09/11/2016 – acesse no site de origem)

O seminário Mulheres no Poder: Diálogos sobre Empoderamento Político, Econômico e Social está previsto para o período de 13 a 15 de dezembro em Brasília.  Em quatro painéis programados, serão abordados temas da pauta feminina e elaborado um documento pela manutenção dos direitos das mulheres a ser dirigido às lideranças políticas nos legislativos federal, estaduais e municipais em 2017.

Leia mais: 
Bancada feminina vai discutir presença da mulher na política (Câmara Notícias, 10/11/2016)
Câmara inaugura mostra sobre luta das mulheres pela igualdade política (Câmara Notícias, 10/11/2016)

O evento

O primeiro painel abordará as experiências internacionais de observatórios de violência contra as mulheres, com a presença de representantes de Portugal, do Peru, da Espanha e do México.

O segundo discutirá a presença das mulheres no Poder Legislativo. Senadoras, deputadas federais, distritais e vereadoras reforçarão a campanha Mais Mulheres na Política e a PEC 134/2015, em análise em comissão especial da Câmara dos Deputados, que reserva vagas para mulheres nos legislativos federal, estaduais e muniocipais.

O terceiro painel debaterá o empoderamento da mulher nas empresas e abordará experiências vitoriosas realizadas em corporações que respeitam a equidade de gênero no trabalho.

No quarto e último painel, entidades de segmentos de mulheres de todo o Brasil debaterão o protagonismo feminino na liderança do movimento organizado, com destaque para mulheres negras, estudantes, indígenas, LGBT, sindicalistas, jovens e idosas. Apresentações artísticas irão descontrair a abertura e o encerramento do encontro.

Mobilização

Para Vanessa Grazziotin, “é fundamental mobilizar mulheres de todo país para participar do seminário e trazer experiências dos estados para fomentar o debate dos temas abordados nos painéis”.

A senadora destacou que “discutir o espaço das mulheres nos cargos de poder é trazer o foco para essa pauta tão urgente que é a paridade”.

Vanessa participou neste mês como observadora das eleições na Nicarágua, país que ocupa o 13º lugar no ranking da participação política de mulheres (39,1%), muito à frente do Brasil, na 154ª posição.

A deputada Ana Perugini (PT-SP), coordenadora-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, representou as deputadas na reunião e defendeu a necessidade de abordar no seminário “a questão de que a desigualdade entre homens e mulheres é imprescindível à sustentação da estrutura econômica, que não oferece a mesma oportunidade a todos”. A deputada participou da 13ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, entre os dias 25 e 28 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai. No encontro, foi aprovada a Estratégia de Montevidéu para alcançar a igualdade de gênero na região até 2030.

Fazem parte da organização do seminário a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, o Banco Mundial e a ONU Mulheres, em parceria com o Observatório de Violência contra a Mulher do Senado, a Comissão Permanente Mista de Violência da Mulher, a Secretaria da Mulher e a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, a Comissão de Defesa da Mulher e a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher da Câmara dos Deputados, o Grupo Mulheres do Brasil, a Secretaria Adjunta de Mulheres, Direitos Humanos e Igualdade Racial do GDF, a Avon, e a empresa Maurício de Sousa Produções.

Cotas para mulheres

Durante o café, a bancada feminina recebeu o grupo Mulheres do Brasil, que defende a aprovação do PLS112/2010. Esse projeto define cotas de participação de mulheres nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista. Integrante do grupo, Maria Luiza Bueno explicou a importância de aprovar o projeto que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania “para corrigir distorções na ascensão feminina aos cargos executivos”.

Participaram do café da manhã as senadoras Vanessa Grazziotin, Simone Tebet (PMDB-MS), Regina Sousa (PT-PI), Lídice da Mata (PSB-BA), Ângela Portela (PT-RR), Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann (PT-PR); as deputadas Ana Perugini e Jô Moraes (PCdoB-MG); a diretora geral do Senado, Ilana Trombka; representantes do grupo Mulheres do Brasil; e o coordenador geral de operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria.

Da assessoria de imprensa da Procuradoria da Mulher do Senado

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas