1º DE DEZEMBRO: Veja ações marcadas para o Dia Mundial de Luta Contra Aids em várias regiões do Brasil

27 de novembro, 2016

Nesta quinta-feira (1º de dezembro) é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Para celebrar a data, várias atividades são realizadas pelo Brasil. Entre testagem rápida, ações culturais e educativas, estados e municípios pretendem conscientizar a população a respeito da prevenção do HIV, aids e outras DSTs, além de diagnosticar as pessoas vivendo com HIV e que não sabem sobre sua sorologia. Confira abaixo a programação de algumas regiões:

(Agência Aids, 27/11/2016 – acesse no site de origem)

São Paulo SP

30 de novembro – A Universidade no Enfrentamento da Aids na Comunidade, 3º Colóquio de Controle Social e Políticas Interventivas de Assistência e Prevenção à Aids no Município de São Paulo, realizado pelo Mopaids (Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids), das 18h às 20h, na Universidade Santo Amaro.

Ações do Projeto Bem-Me-Quer

1 de dezembro – Oficinas de Prevenção na Escola Estadual Bueno de Azevedo Filho, no Jardim São José, em Francisco Morato, para cerca de 500 alunos, durante todo o dia.

1 e 3 de dezembro – Ação de Prevenção Noturna do Projeto de Primária e Secundária, em São Paulo, para cerca de 600 pessoas.

2 de dezembro –  Oficina de Adesão no COAS Franco da Rocha para cerca de 60 usuários do Serviços.

2 e 3 de dezembro – Ação de Prevenção Noturna do Projeto na Madrugada na Favela com Saúde na Balada, para cerca de 400 pessoas.

Associação Civil Anima

8º Mostra Cultural Anima 2016

3 de dezembro – Exposição de fotografia e grafitti, das 13h às 16h. Teatro: Quem casa, quer casa, às 14h; Festa do Pijama, às 15h30; Elas não são objetos, às 16h15.

Dia 8 de dezembro – Teatro: Pavilhão Japonês, às 18h30; A Rebelião do Anjos, às 19h.

Dia 10 de dezembro – Exposição de fotografia e grafite, das 14h às 17h. Teatro: Quebrando o silêncio, às 13h; Elas não são objetos, às 15h; Festa do Pijama, às 16h; Pavilhão Japonês, às 17h15; Quem casa quer casa, às 18h; Rebelião dos Anjos, às 19h.

Paranaíba – MS

28 e 29 de novembro – Serão desenvolvidas ações nos prédios da UEMS e UFMS, com aferição de pressão arterial e sorteio de brindes.

1 de dezembro –  Orientação na rodovia BR 158, na base da PRF, com entrega de material informativo, preservativo e panfletos aos caminhoneiros e depois na área central da cidade.

Até 2 de dezembro – haverá testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite B e C, em vários locais da cidade.

6 de dezembro – Dia D da campanha com testagem rápida no Posto de Saúde da Família (PSF), do bairro Santo Antônio, para a população em geral, além da entrega de preservativos e panfletos nos comércios próximo ao Parque das Exposições.

Cáceres – MT

A campanha é voltada ao diagnóstico precoce do HIV e realização do teste rápido. Com o slogan: “Transou sem camisinha? O teste rápido é para você”, o foco é alertar para a importância do diagnóstico precoce.

1 de dezembro – Caminhada de sensibilização, saindo do CTA/SAE, com participação de profissionais de saúde, acadêmicos da Unemat e estudantes de escolas públicas, às 16h30.

Durante toda a semana, o horário de realização de teste rápido para diagnóstico do HIV, sífilis, hepatites B e C será ampliado. Nos dias 29 e 30 de novembro e 02 de dezembro, o horário de atendimento se estenderá até às 19h30. No dia 1º de dezembro, será das 7h30 às 14h e sábado (03) das 8h às 16h.

Manaus – AM

De 1 a 8 de dezembro – a Secretaria Municipal de Saúde promoverá a discussão de temas atuais sobre prevenção, diagnóstico e tratamento para HIV/aids e direitos humanos da pessoa vivendo com HIV, além de uma exposição de fotos de ações desenvolvidas. As Organizações da Sociedade Civil de mobilização social também estão envolvidas em atividades de mobilização alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

1 de dezembro – 2° Fórum HIV em Foco, na Universidade Paulista (UNIP). Organizado pelo Núcleo de Controle das DST/Aids/DEVAE, o evento terá a apresentação de experiências bem sucedidas, além da oferta de testagem rápida para HIV, que também será oferecida nas Unidades Básicas de Saúde do município de Manaus.

Além disso, um show da banda Fullgas, apresentará no repertório músicas de Cazuza, Legião Urbana e Fred Mercury, ídolos mundiais que morreram em decorrência da aids, em uma época com poucos recursos e tecnologias de combate ao HIV.

De 2 a 7 de dezembro – As unidades de saúde pública, das zonas urbana e rural, realizarão ações de testagem rápida, de educação em saúde, distribuição de insumos de prevenção (gel lubrificante, preservativos masculinos e femininos), além de ações em fábricas, feiras e escolas.

João Pessoa – PB

4 de dezembro – A Secretaria de Estado da Saúde, ofertará, no Parque Solon de Lucena (Lagoa), testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, das 8h às 13h.

Ainda dentro da campanha, o governo está disponibilizando para todos os municípios material gráfico, camisas, cartazes e banners. Além de dois milhões de camisinhas; 500 mil unidades de gel lubrificante e 200 mil preservativos femininos. A Secretaria estimula também para que todos os equipamentos de saúde sejam iluminados na cor vermelha e decorados com os laços que significam solidariedade às pessoas vivendo com HIV ou aids.

Distrito Federal – Brasília

1 de dezembro – Haverá um debate com youtubers na Funarte. Serão intensificadas as ações de testagem e distribuição de preservativos e de informativos em centros de referência de tratamento para HIV/aids e hepatites virais. O serviço estará disponível também nas administrações regionais de Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Samambaia e Varjão, e nas estações Central e 112 Sul do Metrô.

Salvador – Bahia

Semana Vermelha de Luta Contra a Aids – Impacto do HIV/aids na População Jovem

27 de novembro – Testagem rápida de HIV e distribuição de material informativo, organizado pela IBCM, no Porto da Barra, das 16h às 19h.

28 de novembro – Curso para Jovens Ativistas em HIV e Direitos Humanos, organizado pelo Gapa Bahia e Unaids, na UNFPA Pelourinho, das 9h às 18h.

30 de novembro – Seminário de Atualização em Prevenção Combinada do HIV, no CEDAP, das 9h às 12h.

30 de novembro – Oficina de Prevenção ao HIV para Jovens e Professores da Rede Pública Estadual, organizado pela Secretaria de Educação da Bahia, no Colégio Raymundo Matta Lobato, das 14h às 18h.

1 de dezembro – Sessão Especial na Câmara  Municipal de Salvador: Impacto do HIV/aids na População Jovem e Desafios na Resposta  em Salvador, realizado pela Comissão Organizadora da Semana Vermelha 2016, no Plenário Cosme de Farias (Praça Municipal), das 9h30 às 12h.

1 de dezembro – Caminhada do CEDAP ao Campo Grande, realizada pela Comissão Organizadora da Semana Vermelha 2016, no CEDAP, com concentração as 15h30.

1 de dezembro – Ação de Prevenção e Testagem para HIV nas Ruas de Salvador, organizado pelo IBCM.

2 de dezembro – Simpósio Aids e Prevenção, organizado pelo DIVEP e Programa Estadual de DST, HIV/aids e Hepatites Virais, no auditório DIVEP.

São Luiz – MA

Enfrentamento da Juventude à Epidemia de HIV/Aids nos Distritos

De 29 de novembro à 2 de dezembro – Ação de conscientização sobre prevenção ao HIV/aids, distribuição de preservativos masculinos e femininos, orientação e encaminhamento para as unidades básicas de saúde sobre o teste rápido para o HIV, nos terminais de integração.

Programação do Laço Vermelho Humano

Dia 30 de novembro – Em Tirirical, concentração às 14h, no Colégio São José Operário.

Dia 1 de dezembro – Em Itaqui Bacanga, concentração às 16h, na Praça da Ressurreição do Anjo da Guarda.

Dia 1 de dezembro – Em Coroadinho, concentração às 10h, na Praça da Igreja N. S. de Fátima.

Dia 1 de dezembro – Programação Cultural, no Cinema Odilo Costa Filho, às 16h.

Dia 2 de dezembro – Em Tirirical, concentração às 11h, no Socorrão II.

Dia 2 de dezembro – No Reviver, às 18h, CTA-Lira e Consultório de Rua, programação realizada pelos CTA’s junto às populações jovens no REVIVER.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas