05/07/2011 – Programa sobre violência doméstica mostra visões de mulheres, homens e autoridades

05 de julho, 2011

(Profissão Repórter/TV Globo) A equipe do Profissão Repórter conversou com mulheres, homens agressores e autoridades policiais e judiciais nas cidades de Serra (Grande Vitória/ES), São Paulo (SP) e São José do Rio Preto (SP) para realizar um programa inteiramente dedicado à questão da violência doméstica contra as mulheres.

mulherchora_profissaoreporter05072011_260“Duas mil mulheres registraram boletim de ocorrência por agressão, de janeiro a março deste ano, na grande Vitória, no Espírito Santo. O repórter Thiago Jock acompanhou por uma semana o trabalho de uma delegacia da mulher de Serra. É o estado onde morreram mais mulheres assassinadas em dez anos.”

“Os repórteres Eliane Scardovelli e Victor Ferreira vão ouvir homens acusados de violência domestica em São José do Rio Preto, no interior paulista. Em três cidades brasileiras, o homem acusado pela primeira vez tem a alternativa de frequentar um grupo de reeducação para agressores.”

“Há dois anos, a justiça de São Paulo criou um juizado especial só para julgar casos de violência doméstica. As repórteres Gabriela Lian e Paula Akemi mostram como funciona esse trabalho.”

mulherdenuncia_profissaoreporter05072011_260“Setenta e cinco mulheres foram chamadas para um mutirão de audiências. A maioria desiste do processo. Das 42 que vieram, só oito resolveram manter o processo contra o companheiro agressor.”

“O juiz determina que o marido de Luísa, em Serra (ES), seja afastado do lar. Ela arruma as roupas do marido. A filha caçula assiste tudo. O marido de Luísa vai embora. Ele já está longe de casa há um mês.”

Assista ao vídeo da 1ª parte do programa ou acesse em pdf: Mulheres denunciam casos de agressão dentro do próprio lar (Profissão Repórter – 05/07/2011)

Assista ao vídeo da 2ª parte do programa ou acesse em pdf: Justiça decide destino de acusados de agredirem esposas e ex-esposas (Profissão Repórter – 05/07/2011)  

Leia também:
Maria da Penha avalia em entrevista a aplicação da lei que leva o seu nome (Profissão Repórter – 05/07/2011)  
Programa provoca depoimentos de traumas e de situações de desespero (Profissão Repórter – 06/07/2011)  
Conheça os principais pontos da Lei Maria da Penha (Profissão Repórter – 06/07/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas