Julgamento de ex por agressão a Luiza Brunet será retomado nesta segunda

13 de fevereiro, 2017

Lírio Parisotto é acusado de duas lesões corporais contra a modelo: em 2015 e 2016. Duas testemunhas, que faltaram em audiência do ano passado, e empresário deverão ser ouvidos no Fórum da Barra Funda.

(G1, 13/02/2017 – acesse no site de origem)

A Justiça de São Paulo retoma nesta segunda-feira (13) o julgamento de Lírio Parisotto, de 62 anos, acusado de agredir a ex-mulher, Luiza Brunet, de 54 anos. No dia 29 de novembro de 2016, ocorreu a primeira audiência do caso. Naquela ocasião, a atriz, modelo e empresária foi ouvida em separado e confirmou que apanhou do então marido em maio do ano passado, nos Estados Unidos, e em dezembro de 2015, no Brasil.

Como já prestou depoimento à juíza Elaine Cristina Monteiro Cavalcante, da Vara do Foro Central da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Luiza não precisa comparecer ao Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista, a partir das 13h para a continuidade da fase de instrução, debates e julgamento.

Nesta tarde deverão ser ouvidas duas testemunhas do caso, que são obrigadas a comparecer e haviam faltado na audiência anterior, e o próprio empresário. Parisotto não é obrigado a comparecer ao fórum, mas, se for, terá a oportunidade de dar sua versão para se defender da acusação feita pelo Ministério Público (MP). Ele também pode ficar em silêncio e não responder as perguntas.

O ex é acusado pela Promotoria de ter cometido dois crimes contra a modelo: de lesão corporal grave e leve. O empresário pode receber condenação de um ano e meio até oito anos de prisão, já que ele está sendo responsabilizado nos termos da Lei Maria da Penha, que endurece a pena.

Costelas quebradas

Segundo o promotor de Justiça Carlos Bruno Gaya da Costa, Luiza mostrou laudo que comprova que as costelas dela foram quebradas. “Ela apresentou tomografias, foi tudo usado pra produzir o laudo do exame de corpo de delito”, disse Gaya da Costa no ano passado.

A ação penal em favor de Luiza não cobra indenização em dinheiro de Parisotto. “O Ministério Público pede apenas a punição dele [do empresário]”, falou o promotor.

Na primeira audiência, outras três pessoas teriam sido ouvidas: uma testemunha de acusação (amiga da modelo) e três de defesa (ligadas a Parisotto).

O advogado do empresário, Celso Vilardi, criticou em 2016 o Ministério Público por ter denunciado seu cliente por agressão contra Luiza. Ele também apontou haver contradições na versão da modelo.

“Nós já tínhamos feito uma juntada de WhastApp, texto de e-mails. Nós já tínhamos uma prova absolutamente consistente no sentido de que ela confessa que bate nele. Ela fala isso nos e-mails, os amigos falam isso nos e-mails. E, efetivamente, nós apontamos diversas contradições. As fotos que ela publicou não condizem com as daquela semana em que ela trabalhou numa novela”, disse Vilardi sobre a personagem Madá, que fez em Velho Chico, da TV Globo.

A defesa de Lírio Parisotto também anexou ao processo uma troca de mensagens antigas, de período anterior às agressões, entre o empresário e a filha de Luiza Brunet, a também modelo Yasmin. Nas mensagens, a jovem teria pedido que os dois fizessem as pazes e falado que a mãe sofre com problemas psicológicos.

Acusação

De acordo com a acusação, o primeiro crime, de “lesão corporal grave”, ocorreu no dia 15 de dezembro do ano passado, no apartamento do empresário em São Paulo, quando o então casal discutiu e ele quebrou um dos dedos da mão da atriz – de acordo com laudo indireto feito pelo Instituto Médico Legal (IML) a partir da radiografia que a vítima tirou à época.

O segundo crime, de “lesão corporal leve”, foi em 21 de maio de 2016, em outro apartamento do então marido, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, segundo Luiza. No dia 29 de junho, ela procurou a Promotoria em São Paulo, cidade onde Parisotto mora, e contou que ele deu um soco no olho dela, a chutou e quebrou quatro de suas costelas – conforme constatou posteriormente laudo pericial.

Em depoimento ao Ministério Público Estadual, no dia 14 de julho do ano passado, Parisotto alegou que agiu em legítima defesa para se defender de Luiza. Ele não falou com a imprensa.

Ex-casal

Luiza e Parisotto tiveram uma união estável por cinco anos, uma relação de términos e voltas. Dessa vez, os dois estão definitivamente separados.

Luiza havia anexado ao processo mais de 20 fotos das lesões que alegou ter sofrido do então marido. Numa delas, que foi obtida e divulgada pelo Fantástico, ela aparece com o olho direito inchado.

Em 25 de maio de 2016, a atriz havia divulgado uma foto em sua página no Facebook, quatro dias após o incidente, com parte do rosto coberto pelos cabelos e uma frase: “A maquiagem forte esconde o hematoma da alma”. Luiza é embaixadora do Instituto Avon, que faz campanha contra a violência doméstica.

Por conta da queixa de violência doméstica que a atriz prestou ao MPE contra o ex-marido, a Justiça decretou medidas de proteção para Luiza. O empresário está proibido de se aproximar e manter contato com ela.

O gaúcho Lírio Parisotto aparece como um dos homens mais ricos do mundo. O empresário atua em vários setores, como o de petroquímica e de mídia, e recentemente, na venda do Grupo RBS de Santa Catarina, afiliada da TV Globo, para um grupo de investidores. Ele é o segundo suplente do senador Eduardo Braga pelo PMDB do Amazonas.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas