13/07/2011 – Trabalhadoras rurais querem discutir desenvolvimento sustentável com o governo (AgBr)

13 de julho, 2011

(Agência Brasil) Uma comissão formada por representantes de trabalhadoras rurais de todo o país apresentou ao governo federal uma pauta de reivindicações com mais de cem itens, entre eles a ampliação do debate sobre desenvolvimento sustentável no Brasil.

A secretária das Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Carmem Foro, informou que o documento entregue a seis ministros aborda os problemas causados pelos grandes projetos desenvolvimentistas do país. “Ao mesmo tempo em que geram empregos, [as grandes obras] causam graves impactos ambientais. Esses projetos trazem vários problemas sociais, como a prostituição”, declarou.

Outro ponto destacado pela representante da Contag está relacionado com as mortes no campo. “Há uma disputa, principalmente pelos recursos naturais. Podemos ver como resultado disso os assassinatos [no campo].”

A comissão espera uma resposta do governo às sua reivindicações até agosto, quando ocorre a Marcha das Margaridas 2011. “Estamos mobilizando 100 mil mulheres para virem a Brasília nos dias 16 e 17 de agosto, e com expectativa de ter mudanças significativas.”

Segundo a reportagem da Agência Brasil, este ano a pauta da Marcha das Margaridas contempla sete eixos: biodiversidade e democratização de recursos naturais; terra, água e agroecologia; segurança alimentar e nutricional; autonomia econômica, trabalho e renda; saúde pública e direitos reprodutivos; educação não sexista, violência e sexualidade; democracia, poder e participação política.

Leia a notícia completa: Trabalhadoras rurais querem discutir desenvolvimento sustentável com o governo (Agência Brasil – 13/07/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas