Lançamento do livro Feminicídio #InvisibilidadeMata debaterá a urgência do enfrentamento no Brasil

23 de março, 2017

No dia 30 de março, o Instituto Patrícia Galvão e a Fundação Rosa Luxemburgo promovem o lançamento do livro Feminicídio #InvisibilidadeMata, acompanhado de um debate entre ativistas, especialistas e familiares sobre a perpetuação da violência contra as mulheres até o desfecho fatal. O evento acontece no auditório da Ação Educativa em São Paulo e se encerrará com uma intervenção do Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra, em homenagem à vida das mulheres.

Sobre o livro

Feminicídio. Nomear o problema é uma forma de visibilizar um cenário grave: o Brasil convive com violências cotidianas contra as mulheres, o que resulta em uma das maiores taxa de assassinatos femininos no mundo. Além de nomear, a definição do problema mostra também que é preciso conhecer melhor sua dimensão e contextos, bem como desnaturalizar concepções e práticas que colaboram para a perpetuação da violência contra as mulheres até o desfecho fatal.

Neste livro estão sintetizadas as principais contribuições e reflexões reunidas no Dossiê Feminicídio – uma plataforma online que reúne vozes de diversas fontes: especialistas, feministas, antirracistas, ativistas que defendem direitos de mulheres lésbicas, bis, travestis e transexuais, além de pesquisas, dados e documentos.

O leitor também encontra um registro da memória de alguns casos de feminicídio que aconteceram no Brasil, uma forma simbólica de homenagear estas mulheres e também as milhares de vítimas que têm suas identidades diluídas em estatísticas alarmantes. Amanda, Claudia, Eloá, Gerciane, Isamara, Laura, Luana. Mulheres cujas vidas foram interrompidas e que deixaram luto, dor e saudade.

>> Veja o sumário da obra

Lançamento – serviço

Data: 30 de março (quinta-feira) – a partir das 19h
Local: Auditório da Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 / Centro – São Paulo (SP)
Realização: Instituto Patrícia Galvão e Fundação Rosa Luxemburgo
Parceria: Ação Educativa e Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas