Debates e palestras “Elas por Elas” – Rio de Janeiro, 31/03 a 01/04/2017

27 de março, 2017

Numa iniciativa inédita, o jornal o Globo e as revistas Crescer, Galileu, Glamour, Marie Claire, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Vogue e Época se unem para promover dois dias de debates e palestras sobre o empoderamento feminino. O Evento acontecerá no Village Mall de 31 de março a 1 de abril ao lado das mais relevantes especialistas e porta-vozes do assunto. Estarão em foco temas como carreira, maternidade, empreendedorismo e violência contra a mulher.

Clique aqui para mais informações

PALESTRANTES

Autoridades, especialistas, ativistas, empresárias, representantes da ONU e mais um time amplo e representativo vão ajudar a traçar um panorama das conquistas femininas na última década e apontar para onde devemos seguir.

Adriana Melo

Professora da Universidade Federal De Campina Grande e presidente e do Instituto Paraibano de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto – IPESQ. A médica vem desenvolvendo pesquisa sobre o efeito do Zika virus durante a gravidez, tendo sido a primeira pesquisadora a identificar o vírus no liquido amniótico de dois fetos que apresentavam alterações cerebrais à ultrassonografia, publicando os dois primeiros casos de síndrome congênita do Zika vírus no mundo.

Fátima Lúcia Pelaes

Socióloga. Foi deputada federal por cinco mandatos pelo Estado do Amapá. Atuou como relatora da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e da Lei que trata do Planejamento Familiar, além de ser autora da lei que cria licença maternidade as mães adotivas, a que obriga o sistema prisional adequar espaços para os filhos de detentas e o que estabelece o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, entre outras. Também foi presidente da CPI que investigou a morte materna no Brasil, participou da comissão que investigou a violência contra a mulher Atualmente é Secretária de Políticas para as Mulheres (SPM/MDH).

Hildete Pereira de Melo

Nasceu no Nordeste, viúva, três filhos e cinco netos, vive no Rio de Janeiro desde 1970. Doutora em Economia e professora associada IV da Universidade Federal Fluminense, Editora da Revista Gênero/UFF. Foi uma das precursoras da difusão dos estudos da mulher e das relações de gênero nas universidades brasileiras. Foi diretora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, participou de inúmeras diretorias de associações acadêmicas e atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET).

Luislinda Valois

Atualmente Ministra de Estado dos Direitos Humanos, a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia foi anteriormente Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Nascida em Salvador, Bahia, foi uma advogada militante até sua nomeação para a magistratura em 1984. É também autora de dois livros: “O negro no século XXI” e “Negros Pensadores do Brasil”. Em 2012, tomou posse na Academia de Letras José de Alencar, em Curitiba, ocupando a Cadeira
nº 6.

Nana Queiroz

Escritora, jornalista e ativista pelos Direitos das Mulheres. Fundadora e diretora de redação da Revista AzMina, uma publicação sem fins lucrativos dedicada a combater o machismo com a informação e a educação. Ela também é criadora do protesto “Eu Não Mereço Ser Estuprada”. Entrou nas listas de mulheres mais destacadas de 2014 do UOL, Brasil Post, do Think Tank e Think Olga e foi finalista do Troféu Mulher Imprensa 2016.

Stephanie Ribeiro

Arquiteta e Urbanista, ativista feminista negra e escritora. Em 2015 ganhou a Medalha Theodosina Ribeiro por sua atuação feminista negra, atualmente trabalha em seu livro a ser lançado pela Cia das Letras em breve.

Silvia Chakian

Promotora de Justiça do GEVID, Grupo Especial de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Ministério Público de São Paulo. Silvia participou também do desenvolvimento de cartilhas, políticas e projetos (Acolher, Guardiã Maria da Penha e Instruir) destinados à prevenção da violência gênero com mulheres em situação de violência, homens autores de violência e sociedade em geral, além de capacitação de profissionais da rede de atendimento e proteção à mulher.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas