26/07/2011 – Oi propõe internet sem fio em orelhão

26 de julho, 2011

(Folha de S.Paulo) A empresa de telefonia Oi apresentou ao governo um projeto para oferecer internet banda larga sem fio nos orelhões do país – 824 mil dos 1,1 milhão de telefones públicos são da Oi. Com publicidade no orelhão, o serviço pode ser gratuito para o usuário. Outra saída estudada será vender cartões com senhas de acesso. Os telefones continuarão a existir para chamadas de voz, mas a nova cabine terá de oferecer internet sem fio num raio de 50 metros em torno do equipamento.

Com o aumento do uso de celulares, os telefones públicos ficaram ociosos, mas são uma grande riqueza logística, pois todos estão ligados a um par de fios metálicos que os conecta a uma central telefônica. Toda essa infraestrutura seria usada para oferecer acesso à internet via telefones, laptops ou qualquer aparelho habilitado para conexão sem fio à web. A velocidade de acesso será de até 2 megabits por segundo (Mbps), o dobro do previsto no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Embora a proposta não dependa de aprovação do governo federal -a Oi já é concessionária dos orelhões-, a ideia foi apresentada aos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).

Plano poderá render dividendos eleitorais à gestão Dilma Rousseff
“Se o patrocínio ao plano de conversão de orelhões em pontos de conexão de internet sem fio grátis se restringir a empresas públicas, a chance de o projeto acabar sendo contestado é enorme. Por outro lado, trata-se de ideia engenhosa. (…) Se o sistema funcionar minimamente, muitos brasileiros terão uma opção extra para surfar na web. (…) O governo de Dilma Rousseff poderá, nessa hipótese, extrair bons dividendos políticos eleitorais”, comenta o jornalista Fernando Rodrigues, colunista da Folha de S.Paulo.

Acesse na íntegra:   
Análise: Plano poderá render dividendos eleitorais à gestão Dilma Rousseff, por Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo – 26/07/2011)   
Oi promete internet sem fio em orelhão (Folha de S.Paulo – 26/07/2011)   

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas