03/08/2011 – Mulheres vítimas de violência sexual podem ter mais problemas mentais, diz estudo

03 de agosto, 2011

(Correio Braziliense) As mulheres vítimas de estupro e outras formas de violência sexual tendem a sofrer mais com enfermidades mentais ao longo da vida e seu nível de propensão ao suicídio é mais elevado. É o que revela estudo australiano, cujas conclusões foram consideradas preocupantes pelos autores.

“Com base em estudos precedentes, esperávamos descobrir uma associação ou uma correlação, mas a importância (desta correlação) é particularmente preocupante”, declarou Susan Rees, chefe deste estudo realizado pela Escola Psiquiátrica da Universidade de Nova Gales do Sul. As enfermidades mentais não são “somente mais frequentes, como também mais graves”, acrescenta a especialista.

No estudo, os pesquisadores analisaram os resultados de um questionário aplicado em 2007 em 4.451 mulheres entre 16 e 85 anos. Os especialistas distinguiram quatro tipos de violência no estudo: a violência conjugal, o estupro, outros tipos de violências sexuais, e o assédio. Fizeram a mesma coisa para as enfermidades mentais, separando a ansiedade grave, a depressão e o consumo de drogas.

O estudo aponta que 69% das mulheres que sofreram dois dos tipos de violências classificadas têm problemas mentais ao longo de sua vida, e o nível aumenta até 89,4% nas mulheres que sofreram três tipos de violências”, destaca Rees.

O nível de mulheres que têm doenças mentais, mas não sofreram agressões sexuais, é de 28%, diz a psiquiatra. A taxa de tentativas de suicídio é de 1,6% em mulheres que não sofreram violências sexuais, enquanto que alcança os 6% nas que sofreram algum tipo de violência e 34% em mulheres vítimas de três ou quatro agressões.

Leia na íntegra: Mulheres vítimas de abuso sexual têm mais problemas mentais, diz estudo (Correio Braziliense – 03/08/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas