I Simpósio Internacional e II Simpósio Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – São Paulo/SP, 28/07/2017

18 de julho, 2017

Entre os dias 24 e 30 de julho, diversos países participarão da “Campanha Coração Azul” pelo Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho. A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) e do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETP/SP), também apoiará a campanha e promoverá o I Simpósio  Internacional e o II Simpósio Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

(Pref. SP, 12/07/2017 – acesse no site de origem)

O encontro será no dia 28 de julho, no Espaço da Cidadania – Auditório André Franco Montoro, das 9h às 13h, e tem como objetivo debater os avanços, perspectivas e desafios do enfrentamento ao tráfico de pessoas no país e a experiência dos Estados Unidos no combate ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes.

Os interessados em participar podem fazer sua inscrição aqui.

De acordo com o responsável pelo NETP, Flávio Antas Corrêa, o estado de São Paulo participa de ações sobre o tema desde 2009 e, em 2014, tornou-se representante da Rede Nacional de Núcleos e Postos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas junto ao Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – CONATRAP.

“Conhecer as experiências de outros países e verificar o que vem sendo adotado para coibir esse crime é de suma importância para nós, pois auxiliará, sobremaneira, na criação de mecanismos para deter as ações criminosas e auxiliar as vítimas e suas famílias”, afirma Flávio Antas. “O Tráfico de Pessoas é mais comum do que se imagina e para que a sociedade tenha mais informações sobre o tema estamos realizando esse II Simpósio. É mais um passo para enfrentarmos essa chaga moral da humanidade.”, completou.

As ações feitas pela Secretaria da Justiça mobilizam representantes da Sociedade Civil, dos Poderes Judiciários, dos Ministérios Públicos, das Defensorias Públicas, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, do Poder Legislativo e das Secretarias Estaduais e Municipais em 15 regiões do Estado de São Paulo.

Em 2013, com a atuação integrada das instituições do Poder Público, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo reconheceu, pela primeira vez em processo judicial estadual, situação de tráfico de pessoas onde jovens atletas do futebol foram explorados.

Já em 2016, houve mais de 20 casos de Tráfico de Pessoas no estado de São Paulo, sendo que, em um deles, foram resgatadas 40 pessoas.

Por meio do site da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania é possível denunciar a prática de tráfico de pessoas. Também podem ser feitas denúncias pelos telefones Disque 110 e 180 ou diretamente ao NETP: (11) 3241-4291 ou e-mail [email protected]. Todas as denúncias são sigilosas.

Confira a programação completa do evento:
– Credenciamento
– Abertura
– Pronunciamentos
– Lançamento da 2ª Edição da Cartilha de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Convênio SJDC/OAB-SP)

Painéis Técnicos
Painel I

“Mulheres Invisíveis: Panorama Internacional e Realidade Brasileira do Tráfico Transnacional de Mulheres”
Palestrante:   Drª Ana Cláudia Ruy Cardia (Universidade Mackenzie)
Coordenação: Drª Karen Schwach (SOS Dignidade)
Perguntas e Debates

Painel II
“Mapeamento das Rotas do Tráfico de Pessoas”

Palestrante:   Irmã Eurides Alves de Oliveira (Rede Um Grito pela Vida)
Coordenação: Sr. Roque Renato Patussi (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante – CAMI)
Perguntas e Debates

Painel III
“Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes – A Experiência dos Estados Unidos da América”

Palestrante:   Dr. Thiago Barcelos (Divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI) da Polícia de Imigração e Alfândega (ICE) dos EUA)
Coordenação: Dr. Flávio Antas Corrêa (Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania)
Perguntas e Debates
Encerramento

Serviço: 

I Simpósio  Internacional e o II Simpósio Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Quando: 28 de julho de 2017

Local: Espaço da Cidadania – Auditório André Franco Montoro

Horário: 9h às 13h

Endereço: Pátio do Colégio, 184- Centro

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas