03/09/2011 – Mídia social pode ajudar jornalismo a acompanhar mudanças no uso da informação

03 de setembro, 2011

(Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo/Comunique-se) Fundadora do site The Huffington Post, a empresária norte-americana Arianna Huffington diz não acreditar em uma separação estanque entre a mídia tradicional e as mídias sociais. “Há algo que falta na mídia tradicional que nós podemos capturar nas mídias sociais: contar histórias. Estamos preocupados demais com dados. É muito mais difícil capturar leitores com dados do que com histórias.”

A empresária está em São Paulo e deu uma palestra no evento InfoTrends em que alertou que é preciso entender melhor como essa mudança altera o uso da informação. “Antes consumíamos as notícias no sofá. Agora fazemos isso galopando.” Em sua apresentação, fez outra crítica ao jornalismo: é preciso acompanhar mais uma mesma história. “Não é apenas publicar uma reportagem. É preciso continuar cobrindo.”

Arianna disse que as mídias sociais revolucionaram também a maneira como as empresas se relacionam com os consumidores. “Não pense no Twitter como um mapa da vida das pessoas, mas sim como um mapa da mente delas.” Ela citou o Huffington Post como exemplo de como aproveitar melhor as mídias sociais. “Nós não damos apenas informação ao leitor. Damos uma plataforma onde ele pode compartilhar seus pontos de vista e seus hobbies.”

O site Huffington Post dá acesso gratuito a seu conteúdo que seu origina, em grande parte de maneira voluntária, de blogueiros.

A viagem da empresária ao Brasil tem como objetivo encontrar um sócio para iniciar a operação local do grupo. Saiba mais: Dona do Huffington Post procura editor brasileiro para lançar site no País (Comunique-se – 02/09/2011)  

Veja a matéria completa: Mídia social vem para auxiliar o jornalismo (Folha de S.Paulo – 03/09/2011)  

Leia também: Ariana Huffington fala sobre o futuro do jornalismo (O Estado de S. Paulo – 04/09/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas