02/09/2011 – Wasmália Bivar será primeira mulher a presidir IBGE

02 de setembro, 2011

(Valor Econômico/JB/Globo.com) Wasmália Bivar é a primeira mulher a chegar à presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova presidenta é vista como uma escolha baseada exclusivamente em competência técnica. Ela substitui Eduardo Pereira Nunes, que estava no cargo desde fevereiro de 2003. 

No IBGE, a mudança no comando está sendo atribuída à rotina normal de troca de governo e só não teria ocorrido antes porque Brasília estaria esperando Wasmália, de 51 anos, completar um tratamento bem-sucedido contra um câncer, o que ocorreu há poucos dias. 

Segundo apurou a reportagem do Valor Econômico, antigos colaboradores da nova presidenta avaliam que sua gestão será marcada por um esforço de modernização do instituto responsável pelas estatísticas oficiais brasileiras e cujo corpo técnico é considerado um dos melhores do país. Espera-se que ela invista especialmente no aprofundamento do Sistema de Informações Macroeconômicas, que tem como objetivo principal a criação de uma base de dados comum para as estatísticas do IBGE, do Banco Central, da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria da Receita Federal. Os maiores avanços até agora alcançados nesse caminho foram obtidos na parte de finanças públicas.

A posse de Wasmália Bivar ainda não tem data para acontecer. Para o lugar dela na Diretoria de Pesquisa o nome mais cogitado é o de outra mulher, Marcia Quintslr, atual coordenadora de Estatísticas Sociais e Domiciliares do instituto.

Quem é a nova presidenta do IBGE

Wasmália Socorro Barata Bivar nasceu em Manaus e iniciou sua carreira no IBGE em 1986. Formada em economia pela PUC Rio, com mestrado na mesma instituição e doutorado na Universitá Commerciale Luigi Bocconi (Milão), Wasmália chefiou a Divisão de Planejamento do Departamento de Indústria do IBGE até o começo da década de 90 e entre 2001 e 2003 coordenou a Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec), lançada em 2000.

Depois de trabalhar na Coordenadoria de Contas Nacionais, em que comandou a mudança da base de cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), Wasmália Bivar assumiu, em abril de 2004, a Diretoria de Pesquisa do IBGE, cargo que ocupava até ser escolhida para presidir o órgão. Trabalhou também com estatísticas de pobreza.

Leia na íntegra:
Wasmália Bivar será a primeira mulher a presidir o IBGE (Valor Econômico – 02/09/2011)  
Wasmália Bivar será primeira mulher a presidir IBGE (Globo.com – 01/09/2011)  
IBGE terá primeira mulher presidente (Jornal do Brasil – 01/09/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas