13/09/2011 – Sancionada lei que determina cota de programação nacional em TV paga

13 de setembro, 2011

(O Globo/Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo) A presidenta Dilma Rousseff sancionou o novo marco regulatório da TV por assinatura no Brasil. Entre as principais mudanças introduzidas pela nova lei estão a abertura desse mercado às empresas de telefonia fixa e ao capital estrangeiro e a fixação de cotas de conteúdo nacional na programação. A Anatel tem até 180 dias para regulamentar a nova lei.

Para o governo, a nova regra vai ajudar a expandir o número de assinantes de TV paga e banda larga. Além de aumentar as condições de competição no mercado, o novo marco permitirá maior convergência tecnológica.

“Acreditamos que pelo menos um terço dos assinantes de TV paga no país contrate também internet rápida por banda larga com a nova lei”, afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

No início deste mês, a Associação Brasileira de Programadores de TV por Assinatura (ABPTA) encaminhou uma carta à presidenta Dilma criticando pontos no texto aprovado pelo Senado. Entre eles estavam a cota de programação nacional e as novas atribuições da Agência Nacional do Cinema (Ancine) que, no entender da entidade, “está sendo alçada à condição de agência reguladora de uma atividade que não se caracteriza como um serviço público e que não está sujeita a outorgas”.

Dilma vetou dois pontos do texto da lei. Um deles deixaria que o serviço de classificação indicativa na TV paga ficasse sob a responsabilidade das empresas, e não do Ministério da Justiça. O outro permitiria a cobrança do Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Principais mudanças
Abertura do mercado
As concessionárias de telefonia, hoje impedidas de operar TV a cabo em suas áreas de concessão, perderão essa limitação. Da mesma forma, as empresas de capital estrangeiro poderão controlar empresas de TV a cabo, o que hoje é vetado – essa limitação, porém, não se aplicava às outras modalidades de TV paga, como satélite e microoondas.
Política de cotas
Será obrigatória a transmissão de três horas e meia de conteúdo nacional nos canais de filmes, séries e documentários. Nas grades de programação, um terço dos canais terá de ser nacional.

Fiscalização
A Ancine ganha poderes para fiscalizar o cumprimento das cotas de conteúdo nacional.

Leia na íntegra:
TV paga vai dobrar no país, prevê governo (Folha de S.Paulo – 13/09/2011)
Sancionada lei que abre TV paga a teles e ao capital estrangeiro (O Globo – 13/09/2011) 
Dilma sanciona lei que autoriza teles na TV paga (O Estado de S. Paulo – 13/09/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas