30 anos do programa de rádio Viva Maria – 14/09/2011

13 de setembro, 2011

EBC e ONU Mulheres comemoram, no dia 14 de setembro, os 30 anos do programa de rádio Viva Maria. A data será celebrada com o lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo sobre o Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação.

Em 14 de setembro de 1981, a radialista Mara Régia estreava, pelas ondas da Rádio Nacional, um programa dedicado à luta pelos direitos das mulheres. A Rádio Nacional foi o primeiro veículo de comunicação do país a dar identidade e voz às histórias de tantas e tantas Marias, em uma iniciativa pioneira que contribuiu para tornar o programa Viva Maria referência para o rádio brasileiro.

Em 1990, a pretexto de uma reforma administrativa, Mara Régia foi afastada da Rádio Nacional. Àquela época realizava-se em San Bernardo, na Argentina, o V Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, do qual participava um grande número de jornalistas e comunicadoras de diferentes países da região. Num gesto de reconhecimento da importância e pioneirismo do programa, elas elegeram o 14 de Setembro, data de lançamento do programa Viva Maria, como “Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação”. Hoje ele consta do calendário oficial da ONU Mulheres e é comemorado em todos os países da América Latina.

De volta à programação da Radio Nacional desde 2004, o Viva Maria vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diferentes horários, pela Rádio Nacional da Amazônia, Rádio Nacional de Brasília, Rádio Nacional do Rio de Janeiro e Rádio Nacional do Alto Solimões, e também está disponível para download gratuito na página da Radioagência Nacional. Com formato de reportagens e entrevistas que privilegiam a participação das ouvintes, o programa acompanha desde as políticas públicas relacionadas às mulheres brasileiras às informações sobre a saúde sexual e reprodutiva feminina.

Cronograma das comemorações

14 de setembro
Evento de celebração dos 30 anos do programa Viva Maria, às 9h30, no Espaço Cultural – Centro de Mídias Públicas da EBC, Venâncio 2000, 1º subsolo. Será realizado um debate sobre “Comunicação e Gênero – A imagem da mulher nos meios de comunicação”.
Lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo sobre o Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação.

Às 20h30 será realizado show com o grupo Loucas de Pedra Lilás e o stand-up “Viva a celulite”, com o grupo do Instituto Arcana de Brasília, no SESC do Setor Comercial Sul , Quadra 2, Edifício Presidente Dutra.

Dia 23 de setembro
Debate sobre gênero e meio ambiente na comunicação em homenagem ao programa Viva Maria, no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, das 19h às 21h30.
Debatedoras: jornalista Mara Régia e professora Dione Moura (UnB)
Mediação: professoras Kátia Belisário e Liziane Guazina (UnB)
Promoção: Curso de Comunicação Organizacional/FAC/UnB
Apoio: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF

Saiba mais visitando o site: http://www.ebc.com.br/vivamaria/

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas