Conselho de Psicologia do Tocantins promove roda de conversa sobre abordagem psicológica nas situações de abortamento

23 de novembro, 2017

No dia 5 de dezembro, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23) realizará uma roda de conversa com a categoria a respeito da temática do aborto legal e ilegal e de como isso perpassa a prática profissional na Psicologia.  A atividade será gratuita e acontecerá no auditório do CRP-23, com início às 19h30.

(CRP-23/TO, 22/11/2017 – acesse no site de origem)

‘A abordagem psicológica nas situações de abortamento (i)legal’ é o tema da roda de conversa que terá como convidada debatedora a psicóloga e mestra em Ciências da Saúde, Lívia Tâmara de Oliveira Barbosa, servidora do Atendimento especializado à pessoa em situação de Violência Sexual do Hospital Maternidade Dona Regina (SAVIS).

Como mediadoras da atividade, estarão presentes as psicólogas Carmen Hannud, pesquisadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), e Lais Karolliny, analista de fiscalização do CRP-23.

O aborto no Brasil é crime previsto no artigo 128, incisos I e II do Código Penal Brasileiro. A lei data da década de 20 e autoriza a interrupção da gestação em apenas dois casos: risco de vida para a mãe e/ou estupro. Recentemente tramita no Congresso a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 181, que poderá proibir todas as formas de aborto no Brasil, inclusive em casos de estupro ou risco de morte da gestante.

Apesar do Conselho Federal de Psicologia ter um posicionamento a respeito do tema, muitos profissionais que se deparam com situações de abortamento ilegal caem em um dilema ético-político. Diante disso, o CRP-23 propõe a roda de conversa como medida para ampliar o debate com a categoria, visto que a questão está inserida no âmbito da saúde pública.

A partir dessa atividade, pretende-se elaborar uma Nota Técnica do CRP-23 relativa à questão, que chega em nosso canal de orientação envolvendo polêmicas e muitas dúvidas.

Os interessados em participar da roda de conversa poderão inscrever-se encaminhando e-mail para [email protected] com as seguintes informações:
1) nome completo
2) nº CRP
3) motivo de interesse
4) Possui opinião sobre o assunto? Em caso afirmativo, qual?

Confira o vídeo-convite:

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas