Cerca de 40% dos estupros registrados no RJ são contra crianças, aponta ISP

08 de janeiro, 2018

Dos 4.705 mil casos registrados no estado, 1.852 foram contra crianças. Dados são de 2016 e constam em nova plataforma criada para detalhar crimes contra pessoas vulneráveis.

(G1, 08/01/2018 – acesse no site de origem)

A cada quatro vítimas de estupro no Rio de Janeiro, uma é criança. É o que aponta um levantamento divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), que lançará uma nova plataforma com o objetivo de facilitar o detalhamento de crimes cometidos contra pessoas em situação vulnerável no estado.

De acordo com o levantamento, dos 4.705 casos de estupro registrados ao longo de 2016, 1.852 foram contra criança – o que corresponde a 40% do total de casos.

Do total de crianças vítimas de estupro naquele ano no estado, 26% delas tinham menos de cinco anos de idade.

O levantamento do ISP revelou, também, que entre os estupros contra as crianças de 0 a 11 anos, 41% foram cometidos por pessoas muito próximas das vítimas, como pais, padrastos, vizinhos e amigos da família. Além disso, quase 20% dos casos (18,76%) foram praticados especificamente por pais e mães.

A estatística foi revelada a partir de uma nova ferramenta de cruzamento de dados, que vai ser lançada na terça-feira (9) pelo ISP. O dispositivo, que é pioneiro no país, permite a qualquer cidadão visualizar informações que traçam um perfil de vítimas e dados sobre os crimes mais cometidos contra pessoas vulneráveis, como crianças, adolescentes e idosos.

Os dados compilados até o momento são de 2014 a 2016. Neste período, foram registrados 5.880 estupros contra crianças, sendo que 77,5% das vítimas eram meninas, e 22,5% eram meninos.

Depois do estupro, a ferramenta identificou que os crimes mais cometidos contra crianças são lesão corporal e maus tratos.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas