22/09/2011 – Brasileiras pedirão na ONU maior empenho no enfrentamento ao racismo na América Latina

22 de setembro, 2011

(Agência Brasil) “A necessidade de uma atenção maior ao problema da mulher negra na América Latina será levantada por representantes da organização não-governamental (ONG) Geledés – Instituto da Mulher Negra, que participam nesta quinta-feira (22), em Nova York, da reunião de alto nível sobre os dez anos da Conferência de Durban. A reunião faz parte dos debates da 66ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).”

“Nilza Iraci, uma das representantes da ONG, foi a escolhida para representar as mulheres brasileiras no encontro. Em entrevista à “Agência Brasil”, ela disse que aproveitará o tempo para lembrar que as mulheres negras estão na base da pirâmide social, não só no Brasil, mas nos demais países da América Latina e do Caribe. Segundo ela, racismo e sexismo andam juntos na região e precisam ser enfrentados pelos governos.”

“Nilza Iraci terá cerca de três minutos para falar. Também está previsto na reunião um discurso da ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).”

“Para a representante da ONG Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) Guacira Oliveira, é esperada na fala de Luiza Bairros a reafirmação do compromisso de continuidade e incremento das políticas voltadas para esse público. Outro ponto polêmico, em que se espera uma política mais eficaz, é a questão da violência. Os assassinatos de negros ainda são muito maiores. “No Brasil, o problema da violência é permanente e muito grave”, enfatizou Guacira, que está em Nova York para a reunião.”

Veja na íntegra:
Mulheres brasileiras pedirão na ONU maior combate ao racismo na América Latina (Agência Brasil – 22/09/2011)
Mulheres brasileiras pedirão na ONU maior combate ao racismo na América Latina (UOL – 22/09/2011)
Avanços raciais no Brasil serão tema de reunião da ONU (Jornal do Brasil – 22/09/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas