Secretária denuncia agressões racistas após mulher dizer que ela tinha que ‘voltar para favela’ na BA; duas foram detidas

05 de fevereiro, 2018

Gestora do Trabalho e Emprego, Olívia Santana, representava a pasta em um evento quando foi abordada por mulheres em Salvador.

(G1, 05/02/2018 – acesse no site de origem)

A secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo da Bahia, Olívia Santana, relatou através das redes sociais que foi vítima de racismo cometido por duas mulheres, durante um evento realizado na tarde de sábado (3), no Hotel Catussaba, em Salvador. Uma delas mandou Olívia “voltar para a favela”. O caso foi denunciado à Polícia Civil.

De acordo com a polícia, as mulheres foram conduzidas à delegacia por uma guarnição da Polícia Militar e depois liberadas. Apenas uma foi autuada em flagrante por injúria racial e pagou fiança, que não teve o valor divulgado pela polícia.

Olívia detalhou que enquanto estava no evento, uma mulher se dirigiu até ela como se fosse cumprimentá-la e disse que ela não deveria estar no Hotel Catussaba e que tinha que voltar para a favela por ser comunista. Olívia era convidada de um baile de carnaval no hotel, no qual representava a Setre.

Secretária denuncia agressões racistas em redes sociais após mulher mandar ela voltar para favela durante evento em hotel de Salvador (Foto: Reprodução/Facebook)

Secretária denuncia agressões racistas em redes sociais após mulher mandar ela voltar para favela durante evento em hotel de Salvador (Foto: Reprodução/Facebook)

Na ocasião, outra mulher, que também estava no evento teria começado a xingar a secretária e a gritar que o regime militar estava voltando para “colocar ela no lugar certo”, segundo relataram as testemunhas.

Olívia Santana chamou a polícia, que fez o flagrante e conduziu as mulheres para a Delegacia de Flagrantes, na região do Iguatemi, onde foi registrada a queixa. No entanto, o caso seguirá na 12° Delegacia de Itapuã, unidade responsável pela área onde fica o hotel em que ocorreu a confusão.

O governador da Bahia, Rui Costa, se manifestou após a situação. “Eu vim da favela, eu vim do morro da favela. Algumas pessoas acham que o negro não pode sair da favela, que os negros têm que voltar para a favela”, disse o petista.

O PCdoB, partido do qual Olívia é dirigente nacional, se manifestou por meio de nota e pediu punição às agressoras.

O secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, enviou uma nota de repúdio e indignação, além de se solidarizar com Olívia.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, representada pela secretária Julieta Palmeira, também divulgou nota em solidariedade a Olívia Santana.

Confira na íntegra a postagem de Olívia Santana sobre as agressões:
Passei agora por uma situação absurda. Convidada pela vice-presidenta da Federação Nacional de Automobilismo, Selma Moraes, fui até o Hotel Catussaba participar do “Folia do Batom”, uma confraternização das mulheres que fazem o Rallye do Batom, evento que sempre contou com o apoio da Setre-Sudesb. Essa senhora que aparece na foto dirigiu -se a mim como se fosse me cumprimentar. Ela apertou fortemente a minha mão ignorando meus apelos para que soltasse. Disse em tom de acusação que sou uma “comunista” e por isso não deveria estar no Hotel Catussaba. Gritava que eu tinha que voltar para a favela. A discriminação vem de onde menos esperamos. O que não podemos admitir é que ela fique impune. Denunciar é preciso!

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas