Mastercard reconhece que mulheres ganham menos que homens para mesmas funções e desempenho

13 de fevereiro, 2018

Empresa de cartão de crédito anuncia plano para reduzir desigualdades

(Época Negócios, 13/02/2018 – acesse no site de origem)

Mesmas funções, mesmo desempenho, mas salários diferentes. A empresa de cartões de crédito Mastercard reconheceu em um relatório que suas funcionárias mulheres ganham menos que os homens mesmo com desempenho igual em funções de mesmo nível. As mulheres recebem US$ 0,99 para cada dólar recebido pelos homens. A companhia divulgou que pretende tomar medidas para acabar com essa desigualdade.

A Mastercard avalia suas práticas de pagamento anualmente e, “se disparidades são encontradas, e não explicadas de uma maneira aceitável, uma ação apropriada é tomada” aponta o relatório. A diferença salarial é bem menos que a média de 17% nos Estados Unidos, que é baseada nos ganhos médios por hora e não leva em consideração os títulos das vagas, o tempo na empresa e outros fatores que podem afetar o rendimento. A discriminação salarial por gênero é contra a lei federal americana.

Uma série de empresas do setor financeiro, como o Citigroup e o Wells Fargo, revelaram recentemente a diferença nos salários de funcionários homens e mulheres. Todos afirmaram que a perda é de cerca de 1%, após se levar em consideração questões como o tipo de vaga e a localização geográfica. A maioria se negou a explicar o cálculo que é levado em consideração no ajuste.

“Igualdade de gênero é o fundamento principal de nosso compromisso em construir uma cultura inclusiva e de elevada performance na companhia. Nós continuamos dedicados a manter as práticas voltadas para assegurar que o pagamento anual é igual para desempenhos iguais no mesmo nível”, apontou o relatório da empresa.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas