Milhares de mulheres se manifestam em Buenos Aires para pedir lei de aborto

20 de fevereiro, 2018

Milhares de mulheres se manifestaram nessa segunda-feira (19) em frente ao Congresso argentino para pedir uma lei que descriminalize o aborto. Uma campanha feita durante o dia no Twitter transformou o pedido no assunto mais comentado no país na rede social.

(Agência Brasil, 20/02/2018 – acesse no site de origem)

As associações organizadoras da concentração em Buenos Aires fazem parte da Campanha Nacional pelo Aborto Legal, Seguro e Gratuito, que pediu que as manifestantes levassem lenços verdes, símbolo do movimento que em 11 anos apresentou em seis ocasiões a proposta parlamentar de uma lei de interrupção voluntária da gravidez.

Apesar de, em todas essas ocasiões, ter perdido sua vigência por não ser tratada, a proposta voltará a ser levada ao Congresso nos próximos dias, afirmou à Agência EFE a dirigente da organização Plenária de Mulheres, Vanina Biasi, que denunciou que a atual proibição faz com que entre 50 mil e 100 mil mulheres terminem hospitalizadas após abortar clandestinamente.

Segundo as organizações feministas, que citam dados de alguns anos atrás do Ministério da Saúde, na Argentina é registrado meio milhão de abortos por ano.

Biasi argumentou que a descriminalização dessa prática não eleva o número de casos, e destacou que enquanto a Argentina e a Espanha têm uma população similar, os números no país sul-americanos são mais elevados que na Espanha, onde a interrupção voluntária da gravidez está contemplada em uma lei de prazos.

A questão é um “debate necessário”, disse à EFE Victoria Freire, membro da organização feminista Mala Junta, que criticou que mesmo os casos de aborto permitidos na Argentina (estupro e risco para a saúde da mãe) “muitas vezes não são respeitados”.

Para Freire, o aborto não é um problema moral, mas “de saúde pública, da vida e do direito de decidir de todas as mulheres”. Ela contou que, diante da proibição em vigor, há “redes” de mulheres que proporcionam fármacos abortivos para evitar os prejuízos que podem ser provocados pelos abortos clandestinos.

As duas ativistas concordaram em suas críticas à igreja católica pela rejeição à interrupção da gravidez, e lembraram que nem o atual governo de Mauricio Macri, nem os kirchneristas anteriores (2003-2015) quiseram tratar as propostas sobre o tema.

“Sabemos que só vão nos escutar quando nas ruas sejamos cada vez mais mulheres”, comentou Biasi.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas