A homenagem de Viola Davis à luta e história de Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro

20 de março, 2018

“Eu apoio e luto com vocês, Brasil. Viva Marielle e Anderson!”, escreveu a atriz em seu Instagram.

(HuffPost Brasil, 20/03/2018 – acesse no site de origem)

Para Viola Davis, Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro no dia 15 de março, foi uma “mulher forte”. A atriz norte-americana, na tarde desta terça-feira (20), prestou uma homenagem à vereadora do Psol e a Anderson Pedro Gomes, motorista que também foi morto junto com ela na ação criminosa.

“Acabo de saber sobre esta mulher corajosa, #MarielleFranco, que lutou pelos direitos dos pobres nas favelas”, escreveu nas redes sociais a ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo longa Um limite entre nós (2016). “Eu apoio e luto com vocês, Brasil!!”, continua. “Viva Marielle e Anderson!!!”, ela conclui.

A morte de Marielle ganhou repercussão internacional: O The New York Timese o The Guardian foram alguns do jornais a noticiar morte da vereadora, assim como o The Washington Post, que estampou o caso em sua manchete nesta terça-feira (20).

A reportagem do Washington Post afirma que Marielle se transformou em um “símbolo global” e lembra uma fala da parlamentar: “Em uma sociedade que se vê como pós-racial, a matança não era apenas uma guerra contra os pobres. Mas contra os negros.”

Também no último domingo (18), outra artista estrangeira já havia lembrado Marielle: em show na Praça da Apoteose, no Centro do Rio, a cantora Katy Perry exibiu no telão uma foto de Marielle e levou ao palco a irmã e a filha da vereadora. Após abraçá-las, Katy ficou entre as duas e pediu um momento de silêncio para homenagear a parlamentar assassinada.

Em seguida, Katy deu um longo abraço nas familiares de Marielle e, por fim, dedicou a canção Unconditionally à vereadora.

Nesta terça (20), assim que Viola Davis publicou a homenagem, o nome da protagonista de How To Get Away With Murder ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil.

Nós também.

Andéa Martinelli

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas