MMPB: site aponta machismo nas músicas brasileiras

05 de abril, 2018

Por trás de toda música “inocente”, o reflexo de uma sociedade machista. Assim que foi apresentado o ‘MMPB – Música Machista Popular Brasileira’, projeto que denuncia e abre uma reflexão sobre as canções que desvalorizam a mulher e a tratam de maneira desrespeitosa lançado nesta semana.

(O Globo, 05/04/2018 – acesse no site de origem)

O site foi criado pelas publicitárias Lilian Oliveira, Nathalia Ehl, Rossiane Antunez e Carolina Tod. Segundo Lilian, a ideia partiu após a revolta com música “Só Surubinha de Leve”, alvo de polêmica e que chegou a ser banida do Spotify.

“Somos um grupo de quatro mulheres publicitárias, e queríamos usar nossa criatividade e habilidades pra criar algo 100% nosso. Nos reunimos e resolvemos dar destaque para outras musicas de outros tantos gêneros que também são machistas. A ideia é mostrar pra pessoas como a mulher é retratada de forma bem questionável na nossa música há muito tempo. As letras são sintomáticas de uma sociedade sexista”, conta a redatora publicitária de 28 anos.

O objetivo do projeto é que as pessoas reflitam. Para o grupo de publicitárias, a intenção é que “as pessoas cheguem à resposta da pergunta: o que exatamente nossa música anda dizendo sobre como a sociedade enxerga a mulher?”

MMPB

A página, que começou a ser elaborada em janeiro, traz algumas músicas de sucesso e que caíram no gosto do público. Da MPB ao Funk, de Candeia aos Raimundos, o site apresenta canções cantadas tanto por homens quanto por mulheres, como Ludmilla e Solange Almeida. Os internautas também podem enviar uma música com conteúdo machista.

MMPB disponibiliza as músicas para serem ouvidas, através de links do YouTube, e as letras com as partes controversas grifadas. Quem acessar o site ainda encontrará uma explicação para entender os problemas presentes nas composições, e ‘conteúdo/leitura de utilidade pública’, que direcionada para pesquisas e notícias que relacionadas a crimes e abusos contra a mulher.

Na playlist aletória do MMPB, estão canções como ‘Samba da benção’, de Vinícius de Moraes; ‘Me lambe, dos Raimundos; ‘Senha do celular’, de Henrique e Diego; ‘Mulheres vulgares’, dos Racionais MCs; ‘Piranha’, de Bezerra da Silva; e Garota recalcada, de Ludmilla.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas