Mesa redonda “Mulheres em profissões de tradição masculina: um breve estado da arte” – São Paulo/SP, 13/04/2018

11 de abril, 2018

Em Debate: Existir, reexistir, resistir: mulheres na linha de frente

(SESC São Paulo – acesse no site de origem)

A entrada das mulheres em profissões que outrora foram nichos exclusivos de trabalho masculino – processo também denominado feminização -, é uma das vertentes atuais dos estudos e do debate sobre a inserção, a evolução e a discriminação das mulheres no mercado de trabalho e não pode prescindir de uma perspectiva histórica.

No Brasil, a feminização de profissões tradicionalmente masculinas decorreu, entre outros fatores da entrada maciça das mulheres nas universidades nos anos 1970, e da ampliação dos seus  interesses para além do casamento e da família.

Vale ressaltar que muitas das condições estruturais que permitiram essas mudanças de concepção decorrem de discussões e conquistas políticas feministas anteriores, que se expressaram na Constituição de 1988 que previa igualdade formal entre mulheres e homens.

Assim, a até hoje ativa contestação feminina dos “lugares de gênero” estabelecidos nos campos do trabalho e da formação favoreceram o crescimento do número de mulheres em várias áreas.

Mais mulheres, entretanto, não significaram a conquista da igualdade ou a eliminação das discriminações. Seus ganhos continuam menores que os dos homens e sua capacidade intelectual e competência profissional são questionadas. Uma nova segmentação interna franqueia a presença das mulheres em algumas áreas ou especialidades em detrimento de outras.

A ascensão a postos de alto comando segue vetada à maioria das mulheres:  são os chamados tetos de vidro que interpõem barreiras à sua ascensão. Mulheres continuam as maiores responsáveis pela gestão do lar e da família. No cotidiano têm lugar conflitos provenientes da confrontação dos gêneros, estes entendidos como construções socioculturais sobre os lugares mais adequados para cada sexo na sociedade, causando sofrimento e adoecimento.

Trata-se de uma realidade pouco conhecida que leva muitos a pressupor que o mundo do trabalho em profissões de prestígio já está definitivamente conquistado pelas mulheres.

A mesa redonda “Mulheres em profissões de tradição masculina: um breve estado da arte” vai trazer à tona achados de pesquisa sobre dois campos de trabalho outrora masculinos visando conscientizar sobre as conquistas e os desafios.

Mulheres, Ciências e tecnologias: conquistas e desafios

Principais questões sobre a participação das mulheres nas ciências e tecnologias problematizando a maior ou menor presença feminina em diferentes áreas do conhecimento, em espaços de poder e decisão na área da pesquisa científica, bem como a representatividade dos(as) negros(as) no sistema de ciência e tecnologia nacional, baseando-se em estudos anteriores e em sistematização de estatísticas do CNPq.
Com Betina Stefanello Lima

Feminização da Advocacia no Brasil

A advocacia no Brasil vem se feminizando, hoje as mulheres são a maioria dos estudantes de Direito. Os escritórios têm admitido cada vez maior número de estagiárias e advogadas em início de carreira, mas à medida que avançam elas se tornam cada vez menos numerosas e poucas chegam ao topo. Com base em entrevistas realizadas com profissionais da advocacia, serão discutidos os principais obstáculos enfrentados por essas mulheres e também algumas estratégias utilizadas para a sua superação.
Com Patrícia Tuma Martins Bertolin.

Mediação: Maria Rosa Lombardi Veridiana Parahyba Campos.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
[email protected] / 11 3254-5600

Palestrantes

Betina Stefanello Lima – Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Analista em Ciência e Tecnologia no CNPq.

Patrícia Tuma Martins Bertolin – Doutora em Direito do Trabalho pela USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da UPM.

Maria Rosa Lombardi – Doutora em Educação pela UNICAMP. Pesquisadora na Fundação Carlos Chagas, temáticas “mercado de trabalho e  gênero”, “feminização de profissões masculinas”.

Veridiana Parahyba Campos – Doutora em Sociologia pela UFPE. Bolsista na Fundação Carlos Chagas onde trabalha temáticas “feminização de profissões masculinas”, “feminismos”.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas