Estamos avançando no debate sobre aborto? Especialistas comentam pesquisa

23 de agosto, 2018

Maioria dos brasileiros segue contrária à legalização. Mas índice dos favoráveis à manutenção da lei atul recuou de 67% para 59%

(Marie Claire, 23/08/2018 – acesse nosite de origem)

Uma pesquisa do Datafolha publicada nessa quarta-feira (22) mostrou que a maioria dos brasileiros continuam contrários à legalização do aborto. No entanto, a mesma pesquisa mostrou ainda que houve um recuo na porcentagem de pessoas favoráveis à manutenção das atuais regras. Em outras palavras: existe uma pequena e importante mudança no pensamento dos cidadãos brasileiros quanto o assunto é aborto.

Se em novembro de 2015, 67% dos entrevistados concordavam com a manutenção da lei vigente, agora eles são 59%. O que, segundo o Datafolha, não significa necessariamente que mais pessoas sejam a favor da descriminalização do aborto, apenas que não estão satisfeitas com o que temos agora.

Em conversa com Marie Claire, o juiz José Henrique Torres, autor de Aborto e Constituição (ed. Estúdio Editores), disse que, no geral, as pessoas têm refletido mais em relação ao tema. O jurista ainda lembrou que aborto não pode ser encarado como uma questão de ser “contra ou a favor”.

“Se você faz uma pesquisa e pergunta se as pessoas são favoráveis ou contrárias ao aborto, é provável que elas apenas digam ‘não concordo’. Mas se a pergunta é ‘você acredita que uma mulher que aborta deve ser presa?’, as pessoas respondem diferente”, defende.

“Elas entendem que, a despeito de suas opiniões, mulheres não deveriam ser criminalizadas caso recorram a um aborto. Apesar do resultado da pesquisa trazer uma variação pequena, é possível sim perceber que o debate está se abrindo”, continua ele.

Outro dado do estudo aponta para um olhar mais permissivo em relação à legalização: os que a defendem em qualquer situação foram de 11% para 14%.

Apesar desses números, a pesquisa também mostrou que a parcela dos brasileiros que defende que a lei de aborto seja ampliada, inclusive para permitir mais situações legais, oscilou de 16% para 13%.

Sobre a penalização da mulher que realiza a interrupção de uma gestação, a maioria, 58%, pensa que ela deve ser presa – eram 57% em novembro de 2017. A porcentagem contrária a qualquer punição é de 33% – a taxa era de 36% ano passado.

José Henrique Torres comentou ainda que se a intenção de criminalizar a mulher pelo procedimento é salvar fetos, esse pensamento não ajuda em nada. “Aborto faz parte da vida sexual e reprodutiva das mulheres desde que o mundo é mundo. Elas sempre o realizaram e continuam procurando por ele mesmo na clandestinidade.”

“Criminalizar mulheres que abortam é afastá-las dos seus direitos”

Segundo o ginecologista Thomaz Gollop, coordenador do Grupo de Estudos sobre Aborto, o cerne da questão é se a mulher deve ou não ir para a cadeira se fizer um aborto. “Criminalizar mulheres que abortam é afastá-las dos seus direitos.”

Para o juiz Torres, votações sobre aborto em outros países, principalmente as mais recentes na Argentina, tem ajudado a esquentar o debate por aqui. Ele, inclusive, cita o exemplo de um país que desde 2012 descriminalizou a prática e conseguiu bons resultados para as mulheres, as principais afetadas pela questão. “No Uruguai, a taxa de mortalidade materna sofreu uma baixa histórica em poucos anos.”

Thomaz Gollop concorda com a constatação de Torres e opina sobre o debate público em torno do tema. “A discussão avança quando percebemos os exemplos em todo o mundo. O debate sobre aborto pode ser público, desde que as pessoas tenham informações corretas e percebam que o ponto principal é a penalização.”

Em relação aos avanços da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez no Brasil (a ADPF 442, que pede a exclusão do Código Penal dos artigos 124 e 126, que definem como crime a interrupção da gravidez tanto para a mulher, quanto para quem a ajuda a abortar), Torres acredita que os ministros do STF devem acatar. “O Supremo não está decidindo se é bom ou não fazer um aborto, está decidindo se é constitucional. Acredito que por isso eles devem decidir pela descriminalização.”

A presidenta da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, Zeca Rosado, propõe uma reflexão: “Quando perguntam sobre a lei atual, as pessoas não pensam que ela pode atingir mulheres próximas a elas. E é exatamente nesse ponto que devemos insistir: se sua irmã aborta, ela deve ser presa? Ou ela deveria ser acolhida para abortar com segurança pelo sistema público de saúde?”.

POR PRISCILLA GEREMIAS

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas