Enem 2018 teve questões sobre racismo, violência contra as mulheres e manipulação de usuários por meio da internet

04 de novembro, 2018

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), estes foram alguns dos destaques divulgados pelo portal de notícias G1

(G1, 04/11/2018 – acesse na íntegra no site de origem):

“Em linguagens, os destaques foram para um trecho da obra “1984”, de George Orwell, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Agenda 2030 da ONU e o “protesto feminista” feito pelas candidatas do Miss Peru 2018.”

“A ativista americana Rosa Parks, que entrou na história ao desafiar uma lei de segregação entre negros e brancos nos Estados Unidos, também inspirou uma questão do Enem. O ônibus no qual ela sentou nos primeiros lugares, recusando-se a usar apenas os assentos traseiros destinados a negros, foi o centro do enunciado.”

Redação: A prova de redação teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” e teve quatro textos motivadores, sendo que três deles são trechos de reportagens e um trouxe um gráfico com dados.”

“O gráfico que aparece na prova de redação é um organograma de dados produzido pelo IBGE com o perfil dos usuários de internet no Brasil em 2016, com detalhes sobre o uso da internet entre homens e mulheres.”

Linguagens: A prova de linguagens teve questões sobre o feminismo e a violência contra a mulher, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, racismo e o Hino Nacional.

O feminismo e a violência contra a mulher apareceu [sic] duas vezes na prova. Em um primeiro momento, a questão mostrava o concurso de miss Peru 2018 em que as 23 candidatas se manifestaram contra a violência envolvendo mulheres. No quadro em que apresentariam suas medidas (altura, peso), as 23 participantes destacaram estimativas de feminicídio, agressões e assédio sexual contra a mulher. O fato foi noticiado na mídia na época que ocorreu. O aluno deveria indicar o que ele identificava como violência contra a mulher no texto apresentado.”

“Em um segundo momento, o tema apareceu em uma questão que mostrava um cartaz de uma campanha de 2017, feita em Porto Alegre, para divulgar um número de denúncia de violência contra a mulher. A partir deste cartaz, o aluno teria que falar qual o modo interativo que indica o comportamento dos usuários a partir desta campanha.

Os 70 anos da declaração universal dos direitos humanos foi abordado em uma entrevista que citava os objetivos da agenda 2030. O estudante tinha que identificar quais eram estes objetivos.

O racismo foi abordado em um texto sobre a estética de beleza de homens e mulheres negros. O aluno deveria identificar onde estava o racismo naquele contexto.’

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas