Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial: o racismo na infância e juventude, por Bruna Ribeiro

21 de março, 2019

Nesta quinta-feira (21), é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Quando falamos em direitos de crianças e adolescentes, a questão racial sempre aparece, pois infelizmente os negros ainda são as maiores vítimas de muitas das violações, como trabalho infantil, evasão escolar e assassinatos.

(Emais, 21/03/2019 – acesse no site de origem)

Em fase peculiar de desenvolvimento, crianças e adolescentes se tornam ainda mais vulneráveis, dentro de uma desigualdade que já existe simplesmente pela cor da pele. Enquanto no Brasil 27% da população vive em situação de pobreza, o número salta para 40%, no recorte das pessoas entre 0 e 14 anos. As crianças têm duas vezes mais probabilidade de viver na extrema pobreza do que os adultos.

No caso do trabalho infantil, mais de 60% das crianças e adolescentes explorados são negros. O Atlas da Violência 2018 revelou o que chamamos de genocídio da juventude negra. O risco de um jovem negro ser vítima de homicídio no Brasil é quase três vezes maior que o de um jovem branco. Além disso, 76,2% das vítimas mortas em decorrência da intervenções policiais entre 2015 e 2016 são negras.

Leia mais: Deputada pede apuração de ilicitudes cometidas contra estudantes no shopping JK Iguatemi

O olhar da sociedade está acostumado a encontrar os negros em condições de vulnerabilidade, mas isso precisa mudar. É preciso firmar um compromisso antirracista, incluindo os brancos no debate. O ciclo da pobreza e todas as dificuldades impostas dificultam o acesso dos negros ao estudo e ao trabalho decente.

O racismo institucional afasta os negros da política, de postos de decisão, das universidades e de profissões historicamente ocupadas por brancos. Também dita o que é “lugar de branco e lugar de negro”. Ontem, 120 alunos de escolas da zona rural de Guaratinguetá (São Paulo) enfrentaram dificuldades para ver uma exposição no Shopping JK Iguatemi.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas