Violência contra a mulher é a mais cruel no Brasil, de acordo com dados

26 de março, 2019

Segundo os dados do Monitor da Violência, divulgado pelo G1 no último dia 8 de março, persiste a violência contra a mulher e a desigualdade em relação ao gênero feminino no Brasil.

(Terra, 26/03/2019 – acesse no site de origem)

De acordo com o levantamento apresentado, a cada dia que passa, percebe-se o quanto a sociedade está à mercê da falta de sentimento por parte dos responsáveis que incitam a violência, usando-a como resposta pública ao pavor e ao crime e desacreditando o fato de não haver nenhum lugar que garanta a segurança da mulher no próprio país de origem.

Para esse tipo de agressão, não há distinção entre os locais, seja público ou privado, pois a violência acontece e leva-as à morte. Esse trágico ato faz parte de um cotidiano violento mantido por relações sociais extremamente machistas.

Dados apontam redução de 6,7% no número de homicídios femininos (feminicídios)

Segundo a divulgação do Monitor da Violência, houve uma redução de 6,7% no número de homicídios contra a mulher (feminicídios) entre 2017 e 2018, que era de 4.558 e atualmente reduziu para 4.254 vítimas. O índice tornou a expectativa frustrante perante o percentual divulgado, que apresentava uma redução de 13% nas mortes em todo o País.

Apesar deste percentual de redução merecer uma celebração, é importante não se esquecer de que o Brasil ainda é considerado um dos países mais violentos mundialmente para o gênero feminino.

O índice de homicídio foi de 2,3 mortes para cada 100 mil mulheres no ano de 2017. De acordo com os dados apresentados, o Brasil apresenta média de 4 mulheres mortas para cada grupo de 100 mil mulheres atualmente relacionados a 2018, o que resulta em 74% maior que a taxa mundial.

Os dados de feminicídios (homicídios femininos), divulgados pelo Monitor da Violência, mostraram os disparos entre os estados. Roraima registrou índice de mortes femininas de 10 a cada 100 mil, a taxa mais alta registrada no Brasil. Em seguida, vem o Paraná, com um percentual de 9,6, e do Acre, com 8,1 para cada 100 mil mulheres.

Em relação aos demais casos, a taxa apresentada registrou um número bem maior que o dobro da média nacional e mais que o triplo do índice mundial. É preciso saber que não basta entrar com ações, mas é primordial inseri-las no âmbito das prioridades políticas dos gestores da área, o que exige investimentos financeiros.

Conforme as informações acima mencionadas, é possível perceber o quanto tem aumentado o cenário de violência não só contra as mulheres, mas também contra todas as pessoas. De modo geral, pessoas e empresas estão sujeitas às ações de indivíduos mal-intencionados.

Neste caso, o ideal é contratar serviços particulares de segurança, de modo a estar mínima e devidamente protegido contra tais ações e, assim, conseguir viver de uma maneira mais tranquila.

A Generall é uma empresa de segurança especializada em sistemas de monitoramento modernos e de alta tecnologia. A empresa tem como objetivo garantir a segurança de todos os seus clientes por meio do emprego do que há de melhor no segmento de segurança privada.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas