13/11/2011 – Cerca de 40% dos cânceres de mama e útero são descobertos em estágio avançado

13 de novembro, 2011

(Folha de S.Paulo) Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde e Inca (Instituto Nacional de Câncer) em 93 hospitais brasileiros revela que 40% dos casos de câncer de mama, 38% dos de colo do útero, 51% dos de próstata e 87% dos de pulmão já chegaram aos serviços especializados em estágio avançado.

Segundo relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre o atendimento ao paciente com câncer no Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 60% dos tumores diagnosticados em 2010 estavam em estágio 3 ou 4, em uma escala que vai de 0 a 4 e indica a extensão e a gravidade do câncer. Quanto menor o valor na escala, melhores as chances do paciente. O problema aponta a falta de exames de rastreamento e prevenção da doença. 

O levantamento do MS/Inca também mostra que, ao final do primeiro tratamento, 6% das pacientes com câncer de mama morreram e 1% estavam foram de possibilidade terapêutica; já entre as mulheres com câncer do colo do útero, esses números eram de 13% e 2%, respectivamente.

Para enfrentar o problema, o governo federal lançou neste ano um programa nacional de diagnóstico, prevenção e tratamento de câncer do colo do útero e de mama, com previsão de gastos de R$ 4,5 bilhões até 2014. Para colo do útero, a meta é fazer exames de Papanicolaou em 75% das mulheres com idades entre 25 e 59 anos e reduzir o número de testes com resultados insatisfatórios, problema que se concentra no Norte e no Nordeste. As mulheres do Norte são as que mais morrem por câncer do colo do útero no país.

Leia a notícia completa: Tumores são descobertos em estágio avançado (Folha de S.Paulo – 13/11/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas