Se homens engravidassem, aborto já estaria resolvido há tempos, diz Barroso

06 de abril, 2019

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luis Roberto Barroso afirmou hoje que o debate em torno da legalização do aborto já estaria resolvido “há muito tempo” se os homens engravidassem.

(UOL, 06/04/2019 – acesse no site de origem)

Barroso é favorável à legalização do aborto e afirmou que a criminalização do ato impacta de forma negativa e desproporcional as mulheres pobres por não terem acesso ao sistema público de saúde.

“Porque se só a mulher engravida, para ela ser verdadeiramente igual ao homem, ela tem que ter o direito de querer ou não querer engravidar. E, se homens engravidassem, esse problema já estaria resolvido há muito tempo”, declarou.

Após a fala, o ministro foi amplamente aplaudido por parte da plateia presente ao debate “+Tolerância: relações entre Estado e religião no Brasil” integrante do evento Brazil Conference, promovido por alunos brasileiros das universidades de Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos.

Também participaram do painel a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e a deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC).

Na opinião do ministro, o aborto diz respeito à religiosidade das pessoas e aos direitos fundamentais das mulheres. Ele acrescentou que a decisão de levar adiante ou não uma gravidez é intrínseca ainda às liberdades sexual, reprodutiva e de autonomia.

Ele ponderou, porém, que o aborto é “uma coisa ruim” e cabe ao Estado evitar que ele ocorra por meio da oferta de métodos contraceptivos, educação sexual e do apoio à mulher que queira dar à luz em condições adversas.

“A finalidade de uma política pública nessa matéria deve ser a de tornar o aborto raro, porém, seguro. Acho que qualquer pessoa de qualquer religião tem todo o direito de pregar contra, de não fazer, de defender que seus fiéis não façam e de pedir que as pessoas em geral não façam. Mas criminalizar considero uma forma autoritária e intolerante de lidar com o problema que é a não aceitação do outro e da sua posição”, falou.

Atualmente, a legislação permite o aborto quando a gravidez é decorrente de estupro, há risco de vida para a mulher ou o feto é anencefálico – uma má formação que, em geral, constitui-se na ausência do cérebro no bebê.

No ano passado, o STF promoveu audiências públicas para debater a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, mas o tema não voltou a ser julgado. A iniciativa faz parte da análise de uma ação do PSOL em 2017, que pede a liberação legal do aborto neste caso.

“Uma religião própria”

No início do debate, cada um foi convidado a dizer se professa alguma religião. Barroso disse ter uma “religião própria” com base no Torá, nos evangelhos, em Buda, Tomás de Aquino e Kant. Dom Odilo Scherer, obviamente, afirmou ser parte da Igreja Católica Apostólica Romana, assim como Dodge. A deputada Geovania afirmou ser evangélica e, a mediadora, jornalista Flávia Oliveira, candomblecista.

Quanto ao combate ao tráfico de drogas, Barroso disse que o papel do estado é desincentivar o consumo, mas, em partes, a criminalização só assegura o monopólio do traficante. Ele citou o Rio de Janeiro como exemplo e falou em “devastação” no estado.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, declarou que a liberdade da religião toca no âmbito da individualidade e que o Brasil é uma nação de imigrantes de diferentes etnias, origens e religiões que se encontraram com povos nativos. Ela lembrou, porém, que durante o período monárquico houve uma religião oficial – o catolicismo – inclusive com perseguições a quem não seguisse a fé.

Ela ressaltou que hoje o Brasil tem elevado grau de liberdade religiosa e o estado tem de assegurar que todos os pensamentos possam ser expressos em praça pública, o que já ocorre por meio dos códigos Civil e Penal, acrescentou. Para Dodge, o ambiente atual é “muito mais claro de repudiar discriminações”.

A deputada Geovania afirmou que os evangélicos passaram a ganhar mais visibilidade no Congresso Nacional após a formação da frente parlamentar própria em 1986. De acordo com a deputada, família, escola e igreja são os pilares fundamentais da sociedade e, quando um desses aspectos vão mal, o mesmo acontece com políticas públicas.

O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, declarou que a laicidade do estado não é passada de forma direta aos cidadãos e que se o governo tentasse laicizar a população, a liberdade religiosa e o pluralismo sadio ficariam comprometidos.

Na sua avaliação, não cabe à igreja tomar partido em temas de Estado, mas contribuir por meio da formação ética e moral de seus indivíduos que atuarão nas mais diversas áreas. Ele adicionou que templos católicos não podem ser utilizados para manifestações políticas.

Luciana Amaral

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas