“Deus te dê boa sorte”: documentário conta história de parteiras indígenas

13 de abril, 2019

O documentário “Deus te dê boa sorte”, que conta a história de parteiras indígenas da tribo Pankararu, no sertão do Pernambuco, será exibido no domingo (14) durante o Siaparto (Simpósio Internacional de Assistência ao Parto), no Recife.

O foco em populações indígenas foi ideia da pesquisadora e médica Eneline Gouveia Pessoa. Ela vai conduzir o painel “Saúde indígena na perinatalidade” a partir das 9h30, no evento. Segundo a especialista, a ideia de falar sobre o tema é melhorar a atenção à gestação, ao parto, ao nascimento e ao puerpério entre as índias.

Segundo a pesquisadora, a saúde indígena apresenta muitas particularidades. Ela ressalta a dificuldade em ter acesso a essas mulheres, já que a logística para chegar até as aldeias não é das mais simples. No Acre, por exemplo, para um profissional da saúde chegar a uma aldeia demora, em média, um dia de barco. Além disso, muitos povos se deslocam com frequência e isso também dificulta o acesso a eles.

“O Ministério da Saúde confirma que há um despreparo para lidar com povos indígenas por parte do governo. Diferentemente de países como Canadá e Austrália, o Brasil não treina profissionais da saúde para cuidarem desses povos, de culturas específicas. As dificuldades, além de geográficas e de logística, estão relacionadas a esse despreparo”, ressalta Eneline.

A parteira da tribo Pankararu, Dôra, é a principal voz do documentário, dirigido pela pesquisadora em relações étnico-raciais e mestre em educação em saúde Jacqueline Farias. O curta-metragem mostra uma tradição que é realidade no sertão pernambucano.

“Deus te dê boa sorte” é o primeiro filme da diretora e foi inspirado em sua experiência profissional de ouvir histórias de parteiras indígenas Pankararu. A aldeia fica na fronteira dos municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia. Ainda não há previsão de quando o documentário será lançado para o público, mas a produção garante exibição gratuita após o simpósio.

População indígena no Brasil

Segundo dados do censo do IBGE realizado em 2010, a população brasileira soma 190.755.799 milhões de pessoas. Ainda segundo o censo, 817.963 mil são indígenas, divididos entre 305 diferentes etnias. Foram registradas no país 274 línguas indígenas.

Serviço

Saúde Indígena na Perinatalidade e Documentário “Deus te dê boa sorte”

Data: 14 de abril

Horário: 9h30 às 10h25

Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Av. Professor Andrade Bezerra, s/n | Salgadinho – Olinda/PE

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas